Paraíba participa da Semana de Aleitamento Materno

O evento acontece simultaneamente em 120 países e pretende incentivar o aleitamento. 

Entre os dias 4 e 8 de agosto, a Paraíba participa da Semana de Aleitamento Materno 2014. O evento acontece simultaneamente em 120 países e pretende incentivar o aleitamento. O Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, em João Pessoa, preparou uma programação especial para comemorar a data.

As atividades serão abertas, nesta segunda-feira (4), no Banco de Leite Humano Meirijane Claudino da Silva (Guarabira), onde acontece a capacitação para os profissionais de saúde da 2ª Gerência Regional de Saúde; no feriado do dia 5 de agosto, serão realizadas atividades com as mães nas maternidades da Grande João Pessoa; na quarta-feira (6), pela manhã, acontece a capacitação da equipe de saúde multiprofissional do Hospital de Trauma de João Pessoa e, à tarde, participação em eventos nos postos de coleta vinculados ao Banco de Leite Anita Cabral.

A programação continua na quinta-feira (7), com a capacitação da Equipe de Saúde da Família do Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão, no auditório da Maternidade Frei Damião e na sexta-feira (8), o encerramento será com um café da manhã para as doadoras e usuárias do serviço com a participação dos Anjos da Enfermagem, no Banco de Leite Anita Cabral e na Maternidade Frei Damião.

Rede

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujo objetivo é promover a saúde da mulher e da criança, por meio da construção de alianças com órgãos federais, estados, municípios, iniciativa privada e toda sociedade, no âmbito da atuação de Bancos de Leite Humano (BLH).

“Os Bancos de Leite têm se configurado como uma das mais importantes estratégias da política pública em favor da amamentação e estão implantados em todo País”, explicou a diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.

A Paraíba conta com seis Bancos de Leite Humano e 17 Postos de Coleta de Leite Humano.