PB ganha Batalhão Motorizado com 270 policiais

Unidade usará motos potentes da BMW, Honda XRE e Harley-Davidson no policiamento da capital.

Foto: Secom-PB
PB ganha Batalhão Motorizado com 270 policiais
Novo batalhão especializado vai utilizar motos potentes no combate ao crime na capital. Foto: Secom-PB

O decreto do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), que cria o Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas (BEPMotos) foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (9). A nova unidade da Polícia Militar irá funcionar na Avenida Epitácio Pessoa, na sede da 3ª Delegacia Distrital da capital, que será transferida para a Vila Olímpica Parahyba.

O BEPMotos contará com o efetivo total de 270 policiais militares, sendo eles compostos de 33 oficiais e 237 praças, dentre eles soldados (133), cabos (44), sargentos (47) e sub tenentes (3).

Conforme antecipou na ‘I Expo Segurança Paraíba’, realizada nesta segunda-feira (8) no Ponto de Cem Réis, quando foi assinado o decreto que criou o novo batalhão de policiamento, o BEPMotos vai contar com três tipos de motocicletas. Além da BMW GS de 800 cilindradas, para o combate à criminalidade; também serão usadas do modelo potentes como o Honda XRE 300 para o policiamento nos corredores urbanos; e Harley-Davidson, para ser usada pelos batedores em todos os tipos de escoltas.

Os policiais do novo Batalhão irão utilizar modernos equipamentos de proteção individual, a exemplo de capacetes articulados, cotoveleiras, joelheiras, botas, luvas, entre outros itens. Segundo o decreto, o Motociclista do BEPMotos receberá, ainda, pela atividade, a compensação orgânica de “Motorista Operacional” acrescida de um inteiro de seu valor.

Para o governador João Azevêdo, a nova unidade policial irá proporcionar um melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho aos policiais civis.

Nova 3ª DD

Com a ida do BEPMotos para o prédio da antiga 3ª DD, a unidade irá ganhar um novo espaço dentro do bairro Estados, na Vila Olímpica Parahyba, que ainda será construído. O orçamento previsto para a obra é de aproximadamente R$ 460 mil, abrangendo recepção, cartório, sala para agentes de investigação, gabinete de delegado e delegado adjunto, sala de identificação, sala de interrogatório, xadrezes, duas salas, estacionamento, além de quatro banheiros, sendo dois para atendimento ao público.

Enquanto a obra está em construção, o atendimento da 3ª Delegacia Distrital acontece na sede da 10ª Delegacia Distrital de João Pessoa, situada na Av. Nego, no bairro de Tambaú.