Paraíba registra 26º caso de suspeita de Gripe A e OMS faz alerta às grávidas

Jovem chegou com sinais da Influenza A, contraídos no Rio de Janeiro, onde ele particou de um campeonato de surf.

Bartolomeu Honorato
Do Jornal da Paraíba

O 26º caso suspeito de gripe suína foi notificado, na tarde de ontem, pela Secretaria de Estado da Saúde. Um surfista de 31 anos está internado no isolamento do Hospital Universitário (HU) Lauro Wanderley, em João Pessoa. O jovem chegou com sinais da Influenza A, contraídos no Rio de Janeiro, onde ele particou de um campeonato de surf, segundo a gerente de Respostas Respostas Rápidas da Saúde, Diana Pinto.

“Ele procurou o HU espontanemante após apresentar os sintomas da doença. Os médicos já colheram secreção do paciente e vão enviar, na próxima segunda-feira, para análise em um laboratório em Belém (PA). O material só não foi ontem porque não havia voo disponível para a cidade”, declarou Diana Pinto. No levantamento da Secretaria de Saúde, já são 26 casos notificados do H1N1, sendo que 14 foram descartados, 5 tiveram a confirmação do vírus e outros 7 estão sendo investigados pelo Governo do Estado.

No início da semana, a Comissão de Controle à Infecçaõ Hospital recomendou o uso de máscaras cirúrgicas para pessoas com suspeita de gripe comum e suína ao saírem de casa para, por exemplo, comprar pão e ir ao mercado. O uso de equipamento de proteção também se estende aos médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atendem pacientes com febre alta, secreção e dores nas articulações, ou seja, que tenham sinais do H1N1. A orientação é da Associação Médica da Paraíba.

Grávidas

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou hoje que mulheres grávidas são um dos grupos de risco em caso de contaminação de gripe suína por terem mais chances de apresentar sintomas graves da doença e até mesmo sofrer aborto espontâneo. No Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou às grávidas que evitem ficar em locais fechados.

“Mulheres grávidas emergiram como um dos grupos com os quais nós estamos preocupados por ter mais riscos de desenvolver sintomas sérios’’, disse Keiji Fukuda, diretor-geral assistente da OMS.

Um relatório da OMS aponta que mulheres grávidas tem maior risco de apresentar “sintomas severos, potencialmente resultando em aborto espontâneo ou morte’’.
Muitas mulheres grávidas e seus filhos morreram nas últimas semanas de gripe suína, continua o relatório, ressaltando que, em alguns casos, a obesidade pode ter agido como fator de risco.

Por enquanto, a OMS ainda não recomenda a vacinação prioritária de grávidas ou mesmo que as mulheres -como aconselham autoridades britânicas e suíças- devam adiar plano de engravidar. “A OMS certamente não tem recomendações se as mulheres devem tentar ter filhos agora’’, disse Fukuda.

No “Bom Dia Ministro’’, transmitido pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação, sucessora da Radiobrás), Temporão pediu às mulheres grávidas para evitarem ficar muito tempo em ambientes totalmente fechados. “Porque esses ambientes podem permitir a circulação do vírus e aumentar a probabilidade de contaminação’’, disse.

“As grávidas são mais vulneráveis ao vírus porque têm a imunidade reduzida’’, diz o infectologista Caio Rosenthal, do Instituto Emílio Ribas. Na opinião do infectologista Marcos Boulos, professor da Faculdade de Medicina da USP, se a grávida trabalhar em um ambiente fechado com mais de dez pessoas e existir a possibilidade de alguém estar doente, ela deve evitar o local. A orientação do ministério é para que use máscara só quem estiver gripado, para conter a propagação do vírus, seja da gripe suína ou da sazonal.