Paraíba tem quinto menor índice de aprovação no fundamental

No ranking nacional, estado ganha apenas do Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas e Sergipe.

O Censo Escolar do Ministério da Educação também mostrou que a Paraíba possui o quinto menor índice de aprovação no ensino fundamental do Brasil. No ano passado, o Estado conseguiu aprovar 81,5% dos alunos matriculados entre os 1º e 9º anos das redes pública e privada.

O desempenho deixou o Estado na 23ª colocação do ranking nacional e só ficou acima dos apresentados pelo Rio Grande do Norte (79,7%), Bahia (79,40%), Alagoas (77,20%) e Sergipe (76%).

Segundo a gerente de Ensino Infantil e Fundamental da Secretaria de Educação do Estado, Cida Uchoa, a intenção do Governo é melhorar o desempenho da Paraíba nas taxas de aprovação e reduzir o abandono escolar. Por isso, o Estado criou programas para melhorar o ensino. Entre as ações, está o Programa ‘Saberes da Infância’, implantado em 2011 com o objetivo de melhorar a leitura e escrita entre os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Na rede municipal de João Pessoa, uma medida adotada para combater a reprovação e o abandono escolar é a criação de um equipe multidisciplinar, formada por pedagogos, diretores, supervisores e psicólogos, que acompanham o desempenho do aluno.

Sempre que um estudante apresenta notas baixas ou ausências sem justificativas à escola, os profissionais procuram a família dele para saber o que está acontecendo. Outra ferramenta usada é a progressão escolar. O aluno que ficar reprovado em até três disciplinas não repete de ano. Ele é matriculado na série seguinte e recebe reforço escolar para fazer novos exames e ser aprovado nas matérias pendentes. Apesar das iniciativas, o presidente da Federação dos Municípios da Paraíba, Rubens (Buba) Germano, observou que o ensino público só se tornará melhor, com a união dos governos municipais, estaduais e federal. “São necessárias políticas públicas e recursos, principalmente, federais”, opinou.