icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba1 vence prêmio de jornalismo; Rede Paraíba leva 4 troféus

Reportagem publicada no portal de notícias pelas jornalistas Karoline Zilah e Inaê Teles foi escolhida pelo júri como a grande vencedora da categoria Jornalismo na Internet.

Publicado em 11/12/2009 às 7:05

Da Redação

O portal de notícias Paraíba1 venceu o 1º lugar no Prêmio AETC-JP de Jornalismo, concorrendo entre 42 trabalhos. A Rede Paraíba de Comunicação, da qual o portal é integrante, levou quatro prêmios na noite do chamado "Oscar da Imprensa Paraibana".

O evento foi realizado na quinta-feira (10), na Maison Blu'nelle, em João Pessoa. A Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) concedeu troféus às três melhores reportagens inscritas em cinco categorias.

A reportagem “Após três meses, marcas da chacina ainda assombram o Rangel”, produzida pelas jornalistas Karoline Zilah e Inaê Teles, foi escolhida pelo júri como a melhor do ano em seu grupo.

Leia aqui a reportagem vencedora!

A matéria especial publicada no dia 9 de outubro deste ano fez um relato sobre como os sobreviventes da Chacina do Rangel fazem para reconstruir suas vidas após o trauma. O texto também levou ao leitor um retrato da situação dos acusados de matarem cinco pessoas de uma mesma família, incluindo uma mulher grávida de gêmeos.

As co-autoras atribuíram a vitória ao trabalho em conjunto e, sobretudo, às inovações propostas pelo Paraíba1 desde seu surgimento no jornalismo online no Estado. Na matéria vencedora, a equipe produziu conteúdo em texto, fotografias e vídeo.

“Este prêmio comprova que a AETC reconhece trabalhos inovadores. Nossa proposta é utilizar de vários recursos dos quais a Internet e a tecnologia disponibilizam para levar ao leitor uma informação completa e de credibilidade”, ressaltaram as repórteres.

Mais prêmios na noite

A Rede Paraíba de Comunicação também ganhou prêmios nas categorias Jornalismo Impresso - Texto, com uma reportagem produzida pelo jornalista Jean Gregório, no segundo lugar do Jornalismo Impresso – Foto, com o trabalho do fotógrafo Francisco França, ambos publicados pelo Jornal da Paraíba, além do 1º lugar da categoria Radiojornalismo, com Jaqueline Oliveira, correspondente da rede pela Rádio Cidade de Sumé.

Na foto (da esquerda para a direita): Jean Gregório - Karoline Zilah - Inaê Teles - Francisco França.

França foi reconhecido pela fotografia "Tragédia no Roger", onde ele retratou os primeiros socorros de uma das vítimas de uma rebelião no Presídio do Roger que resultou em 15 mortes. No total, o profissional já levou para casa 7 troféus, sendo três em primeiro lugar.

"A dor das mães" foi a matéria vencedora de Jaqueline Oliveira, na rádio Cidade de Sumé, que integra a Rede Paraíba SAT. Com 18 anos de profissão, ela é veterana no AETC: já ganhou cinco troféus.

Já o jornalista Jean Gregório levou o 2º lugar com uma reportagem publicada no Jornal da Paraíba mostrando uma visão positiva do mercado empresarial na Paraíba. "Marcas paraibanas apostam tudo na qualidade" mostra o que as empresas têm de diferente para conquistar a preferência dos consumidores.

Homenageado

A edição 2009 do Prêmio AETC de Jornalismo homenageou o jornalista Biu Ramos, que militou na área durante 52 anos. Ele passou por todas as redações dos veículos impressos locais, em várias funções, tendo iniciado sua vida profissional no jornal Correio da Paraíba como noticiarista.

Foi correspondente do Jornal do Brasil durante dez anos, entre os anos de 1965 a 1975 e da Folha de São Paulo, entre os anos de 1975 a 1985. Também foi correspondente da revista Veja durante quatro anos, sendo o primeiro profissional a exercer a função na Paraíba. Foi ele também quem fundou, em 1968, e dirigiu a sucursal paraibana do Diário de Pernambuco.

Com oito livros editados, o último deles “Burity: esplendor e tragédia”, lançado no ano passado, o jornalista Biu Ramos é também aposentado como Procurador do Estado. Ao longo de sua vida ele recebeu vários prêmios, a exemplo de um sobre os 30 anos da Saelpa, publicado no jornal O Norte e outro sobre a construção da BR-230, publicado no Correio da Paraíba. Biu Ramos tem o título de Cidadão Pessoense, outorgado em 1988, e em 2004, recebeu uma homenagem conjunta da Assembleia Legislativa da Paraíba e da Câmara Municipal de João Pessoa pelos 50 anos de atividades jornalísticas e por duas vezes consecutivas foi presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp