Patos festeja Nossa Senhora da Guia

Além das atividades religiosas como missas e novenas, o evento conta com shows em praças públicas; serão 10 dias de programação.

Começou no último sábado a 225° edição da festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade de Patos, no Sertão paraibano. São 10 dias de programação, na festa que é conhecida popularmente como ‘Festa de Setembro’, entre os 14 e 24. Além das atividades religiosas como missas e novenas, o evento conta com shows em praças públicas, que acontecem todas as noites, até o dia 23, após a missa. A santa também é padroeira da diocese de Patos, que abrange 38 municípios do Sertão paraibano.

Durante a manhã, tarde e noite a igreja realiza missas, novenas, batizados, confissões, oração do ofício da santa e orações do terço. Os horários e turnos das missas variam a cada dia. Já a oração dos terços acontece sempre a partir das 18h, seguida das novenas às 19h, que a cada dia são organizadas por representantes de diferentes paróquias da diocese.

A quinta e a sexta-feira serão marcadas pelas confissões, que acontecerão às 9h, na catedral. Entretanto, ainda haverá confissão na manhã do domingo, no mesmo horário. No sábado, dia 21, às 6h haverá o canto do ofício de Nossa Senhora da Guia, na catedral. Já no domingo, dia 22, às 10h30 será realizado o batizado, também na catedral.

O dia mais esperado da festa é a terça-feira, 24, dia de Nossa Senhora da Guia, quando também é decretado feriado municipal em Patos. Neste dia haverá uma missa solene de encerramento, às 10h, que será celebrada pelo bispo da Diocese de Patos, dom Eraldo da Silva, além dos padres das igrejas dos 38 municípios que integram a diocese.

O momento mais marcante do dia 24 será a realização da procissão, com a imagem da santa, pelas ruas centrais da cidade de Patos, a partir das 16h30. De acordo com o pároco da catedral, padre José Ronaldo Marques, este ano a igreja espera a participação de cerca de dez mil fieis. Após a procissão haverá uma celebração no ‘Largo dom Gerardo’, seguida do arriamento da bandeira.

Segundo o padre José Ronaldo, as festividades de Nossa Senhora da Guia têm ganhando maiores proporções em toda a região. “Além de ser a padroeira da paróquia de Patos, a santa é padroeira da diocese. Com isso as festividades envolvem fieis de todas as igrejas dos 38 municípios que compõem a mesma”, disse ele.

Ainda segundo o padre, a devoção pela santa começou a 225 anos, antes mesmo da emancipação da cidade de Patos, que tem 109 anos. “Esta devoção começou com os primórdios, quando os fieis construíram uma pequena capela. Ao longo dos anos a devoção foi crescendo e hoje ela é a padroeira. Nossa Senhora da Guia é aquela que representa a luz; a estrela que ilumina a evangelização”, explicou ele.