PB: 59 mil casas sem banheiro

Moradores de 5,53% dos domicílios paraibanos ainda não possuem banheiros em casa; os dados são do Censo 2010 do IBGE.

Na Paraíba, ainda existem 59.797 domicílios que não possuem banheiros, nem sanitários, o que representa 5,53% do total de domicílios do Estado. Os dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que casas de vila, condomínio ou bairros residenciais de várias cidades ainda não dispõem do equipamento, e os moradores são obrigados a improvisar. Do total de unidades sem banheiro ou sanitário, 59.356 são casas.

Em João Pessoa, 575 domicílios não possuem banheiros, nem sanitários, o que significa que 0,27% das residências da cidade sofrem com o problema. Em Campina Grande, a situação se repete em 747 domicílios, o que mostra que atinge 0,67% das moradias.

A realidade pode ser encontrada em bairros mais populares da capital, como na comunidade Asa Branca, no bairro Baixo Róger, onde para fazer as necessidades fisiológicas as famílias precisam se deslocar até os quintais, onde são improvisadas instalações sem condições de esgotamento sanitário.

O casal Ednaldo da Silva e Maria de Fátima mora na comunidade Asa Branca há mais de 10 anos e, durante todo esse tempo, utiliza um banheiro improvisado na parte de trás da casa, pois sobrevivem da coleta de materiais recicláveis e não têm condições de construir o cômodo dentro de casa.

“É uma agonia toda vez que temos de usar o banheiro, porque temos que driblar os materiais que catamos e vamos armazenando no quintal. À noite a situação é ainda pior, porque temos que abrir a porta da cozinha que é apoiada com alguns móveis. É triste, mas não temos condições de possuir um banheiro dentro de casa. Aquele já foi feito com precariedade, porque o dinheiro que ganhamos é para alimentação”, relatou.

Ednaldo Silva disse ainda que apesar das dificuldades e da falta de infraestrutura, ainda existem pessoas em condições mais precárias. “Temos uns conhecidos da coleta que ainda estão piores do que a gente. Nós ainda temos esse banheirinho no lado de fora, e eles nem banheiro têm, quando querem fazer as necessidades vão no mato", lamentou.

Entre os municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, a situação mais agravante é vista em Santa Rita, que segundo os dados do Censo 2010, 567 domicílios não possuem banheiros, nem sanitários, o que corresponde a 1,69% do total de domicílios da cidade. Posteriormente aparece o município de Cabedelo, com 140 (0,82%) casos, seguido por Bayeux, onde 125 (0,45%) domicílios não contam com banheiros.

A Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), através da assessoria de comunicação, informou que o último projeto que beneficiava moradores de casas sem banheiros foi o ‘Cheque Moradia’, em que as pessoas usavam o subsídio para a construção de banheiros. A ação foi encerrada ainda no governo de Cássio Cunha Lima. Conforme a assessoria, atualmente a Cehap não possui nenhum projeto em andamento para solucionar o problema.

SEM CONTATO
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA procurou o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Rubens Germano (Buba), para comentar a situação e informar se o órgão possui algum projeto que vise sanar o problema, no entanto, nenhuma de nossas ligações foi atendida. (Colaborou Luzia Santos)