PB avança na classificação de risco para febre aftosa, informa ministro

Estados da Paraíba e do Piauí deram passo na classificação sanitária contra a febre aftosa, passando de áreas de risco desconhecido para áreas de risco médio.

Da Redação

Os estados da Paraíba e do Piauí deram mais um passo na classificação sanitária contra a febre aftosa, passando de áreas de risco desconhecido para áreas de risco médio. A comunicação foi feita, nesta terça-feira (24), pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, aos governadores José Maranhão, da Paraíba, e Wilson Martins, em exercício no governo do Piauí.

A mudança de status sanitário foi autorizada pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), considerando os bons resultados de avaliações técnicas. As auditorias constataram melhorias na qualidade e na capacidade técnico-operacional dos serviços veterinários dos dois estados, no que se refere à execução do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

O ministro Stephanes destacou o avanço dos estados do Nordeste, que, segundo ele, “caminham gradativamente para que o Brasil possa atingir a meta de ser considerado livre de febre aftosa em 2010”. Nesta quarta-feira (25), serão publicadas no Diário Oficial da União, as Instruções Normativas que consolidam mudança de classificação sanitária para os dois estados.