PB registra 4,4 denúncias de exploração sexual infantil por dia

Denúncias feitas na Paraíba representam 5,5% do total nacional. Entre janeiro e agosto deste ano já foram registradas 1.070 denúncias de exploração sexual infantil.

Natália Xavier

De janeiro a agosto deste ano já foram registradas 1.070 denúncias de exploração sexual infantil na Paraíba. Os dados foram divulgados pelo Ministério Público Estadual e representam 5,5% de todas as denúncias realizadas pelo Disque 100 – serviço nacional de denúncia contra a exploração sexual infantil.

Na Paraíba a média de denúncias realizadas somente através do Disque 100 chega a 4,4 por dia. Em todo o país, nos oito primeiros meses do ano foram registradas 19.453 denúncias. Somente em João Pessoa o serviço registrou 116 denúncias nesse mesmo período.

Conforme a coordenadora nacional do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçados de Morte (PPCAAM) da Secretaria Especial de Direitos Humanos (Sedh), Márcia Ústra Soares, a taxa de homicídios na faixa etária de 14 a 24 anos era de 14,7 (a cada 100 mil habitantes), em 1997, subiu para 26,3, em 2007.

Com isso, o Estado passou de 19o para o 16o lugar no ranking das unidades da federação onde mais se mata jovem. “Se as condições permanecerem as mesmas, teremos 278 adolescentes mortos em João Pessoa no período de sete anos”, disse com base em uma projeção feita entre 2006 a 2012.

Encontro Estadual

Temas relacionados à proteção de crianças e adolescentes estão sendo debatidos no “I Encontro Estadual para discussão sobre promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente na Paraíba”.

O evento foi aberto nesta segunda-feira (13) e teve como uma das palestrantes a coordenadora do PPCAAM, Márcia Ústra.

O encontro é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Ministério Público do Estado e vai até a próxima quarta-feira (15), no Auditório Edgardo Ferreira Soares, na Procuradoria Geral de Justiça, em João Pessoa.