PB tem campanha contra exploração

Dados apontam aumento de 234% em um ano nos casos de exploração; campanha vai durar 40 dias e enfatizar a importância da denúncia.

No ano de 2012, foram registrados 443 casos de exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado da Paraíba. Um ano depois, esses números aumentaram em 232%, indo para 675 registros. Os dados são do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Tendo em vista essa elevação nos números e a Copa do Mundo, quando grande quantidade de turistas aproveita a oportunidade para visitar o país, a Casa Pequeno Davi, o Centro da Mulher 8 de Março e a Concern Universal se uniram e deram início à campanha “’Torça Contra’ a exploração sexual de crianças e adolescentes”. A campanha vai durar 40 dias, mas visa, principalmente, solidificar a confiança da população nesses órgãos, tendo em vista que a principal arma das ações a favor de crianças e adolescentes explorados é a denúncia.

De acordo com a coordenadora do projeto, que possui patrocínio da Petrobras, Valéria Simões, da Casa Pequeno Davi, atualmente já se percebe uma maior participação da população, mas a perspectiva é que, ao final dessa campanha, isso seja ainda mais evidente. “A cultura da denúncia está começando a pegar. Então estamos querendo que a população continue conscientizada para que ela saiba que o jovem será assistido por uma rede que, atualmente, ainda é fragilizada, mas que nós esperamos que também se fortaleça”, explicou.

Para garantir que esses resultados sejam perpetuados, após os 40 dias de campanha, mais dois anos de trabalhos serão realizados dentro desse projeto de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, conforme Simões.

Segundo o promotor Eduardo Varandas, que esteve presente no lançamento da campanha na manhã de ontem, existe uma preocupação latente nos poderes públicos devido ao período da Copa. “Para se ter uma noção, na África do Sul, no período da Copa do Mundo, foi registrado o número de 40 mil crianças e adolescentes explorados. Devido ao perfil de pessoas que vêm para esses eventos, nós tememos que o Brasil ultrapasse esse número”, lamentou.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos, o lançamento dessa campanha é um marco de extrema importância e de interesse de toda a sociedade. “Nesse momento, todos fazem a diferença. Um exemplo são os taxistas, com quem nós firmamos parceria no intuito de eles alertarem os turistas de que a Paraíba protege suas crianças. E a gente sabe que a impunidade é a arma que as pessoas têm para continuar praticando delitos”, comentou.