icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PB tem mais universitários matriculados na rede pública que na particular

Inep diz que na PB média é de 0,9 matrícula na rede privada para uma pública. No entanto, instituições particulares tiveram mais matrículas.

Publicado em 11/12/2015 às 6:55

A Paraíba é um dos quatro Estados do país que possuem mais alunos matriculados em instituições públicas que privadas de ensino superior. A média do Estado é de 0,9 matrícula na rede privada para cada um matriculado na rede pública, número que se equipara aos índices observados em Roraima, Tocantins e no Pará. Apesar disso, as matrículas nas faculdades privadas ainda puxam o número de ingressos no ensino superior. Enquanto o crescimento das matrículas nas instituições públicas foi de 4,5% entre 2013 e 2014, o das instituições privadas foi de 15,04%.

O retrato das matrículas no ensino superior no Estado faz parte do Censo da Educação Superior 2014, estudo elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conforme os dados, em 2014 a Paraíba tinha 127.845 alunos matriculados em cursos de graduação presencial. Destes, 68.789 estavam inseridos em instituições públicas enquanto 59.056 estavam em instituições particulares de ensino superior. Ao todo, são 9.733 alunos a mais nas universidades públicas do Estado. O número, contudo, é menor do que o observado no Censo 2013, quando havia 14.437 alunos a mais nas universidades públicas.

Entre 2013 e 2014, um total de 10.742 alunos se matricularam em instituições de ensino superior no Estado, que aumentou de 117.103 para 127.845 alunos cursando graduações. O aumento, contudo, foi puxado pelas matrículas nas instituições privadas. De acordo com o Censo 2013, a Paraíba possuía 65.770 alunos na rede pública, número que subiu para 68.789 no ano seguinte, 3.019 alunos a mais. Matriculados em cursos de graduação em instituições privadas eram 51.333, número que subiu para 59.056, o que representou 7.723 alunos a mais.

Com esse número, a média passou a ser de 0,9 aluno matriculado na rede privada para cada aluno na rede pública. Em 2013, a média era de 0,78, o que colocava a Paraíba como o Estado com o maior índice de alunos em universidades públicas entre os cinco que possuíam menos alunos em instituições privadas. A tendência de aumento que levou esse ano a se aproximar o número de matrículas pode ser observada também em Censos de anos anteriores. Em 2012, a média era de 0,66 alunos na rede privada para cada aluno na rede pública de ensino superior, o que colocava a Paraíba também em primeiro lugar entre seis Estados que possuíam mais alunos na rede pública.

Para a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Ariane Sá, apesar dos números, a UFPB vem atraindo e capitaneando, tanto a nível estadual como nacional, um número relevante de estudantes. “Há uma grande procura e garantia mais efetiva na qualidade e formação dos estudantes. Contudo, ainda há uma atenção do governo federal para políticas de concessão de financiamentos e bolsas de estudo para as privadas, tirando investimentos que poderiam ser feitos nas instituições públicas. Nossos profissionais são doutores e investimos em pesquisa e extensão. Isso faz com que o profissional seja melhor qualificado, através dos nossos programas que qualificam para o mercado. Já as instituições privadas são restritas à sala de aula. Nosso diferencial é a maior visibilidade do profissional no mercado de trabalho”, comentou. (Colaborou Secy Braz)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp