Pesquisa oferece prática de exercícios gratuitos para pessoas paraplégicas

Iniciativa acontece no Hospital de Traumatologia e Ortopedia, em João Pessoa.

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTOP), em João Pessoa está realizando uma pesquisa com pessoas com paraplegia, ocasionada por lesão medular. O estudo, conduzido pela professora de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Elaine Souto desenvolveu um ergômetro em cadeira de rodas, de baixo custo e portátil para ser aplicado em pessoas com paraplegia.

“A prática de exercícios regulares é capaz de contribuir na redução do percentual de gordura e como resultado diminuir os fatores de risco à saúde e aumentar a qualidade de vida em pessoas com paraplegia. Contudo, nem sempre é fácil encontrar centros de treinamento físico adequados as especificidades de pessoas que usam cadeira de rodas, em especial para o treino aeróbio. Com a pesquisa, esperamos contribuir para a melhoria da saúde deste grupo de pessoas ”, explicou a pesquisadora.

De acordo com Elaine Souto, a ausência de movimentos dos membros inferiores, combinada com a redução de atividade física, pode provocar elevado aumento de acúmulo de gordura corporal em pessoas com lesão medular. “Como consequência, existe um maior risco de desenvolver anormalidades metabólicas que podem predispor a doenças cardiovasculares”, disse.

A partir da pesquisa, a professora identificou que o treinamento no ergômetro, combinado com o treino resistido com os principais grupamentos musculares dos membros superiores, tem demonstrado efeitos positivos. “Um dos participantes, com distribuição elevada de gordura na região central, sobretudo no abdômen, a mais prejudicial à saúde, reduziu 2kg de gordura, sendo sua maior incidência nessa região. Além de ter aumentado a massa magra nos membros superiores. Resultados que demonstram a efetividade do treinamento proposto para a saúde das pessoas com lesão medular”, destacou.

A pesquisa é realizada no HTOP, duas vezes na semana e tem duração de quatro meses. Os critérios de inclusão para participar do estudo são para: homens com lesão medular (paraplegia), sedentários, com idade entre 18 e 50 anos; ter condições de se deslocar para os treinos no HTOP, em Tambiá, e para realizar os exames antes e após o período de treinamento.