PM reforça ações com mais dois mil homens

Polícia Militar aumenta o efetivo em mais de mil homens para reduzir índices de violência no período dos festejos de fim de ano.

Durante o mês de dezembro, o número de crimes nas regiões de maior fluxo comercial causa preocupação na população paraibana. Para tentar diminuir os índices de violência nessa época do ano, a Polícia Militar (PM) deu início ontem à operação ‘Boas Festas’ e anunciou um reforço no policiamento a pé e motorizado. Com um efetivo extra de dois mil policiais e cerca de 300 viaturas em todo o Estado, a polícia contará neste ano com um sistema de videomonitoramento na área central de João Pessoa.

Conforme destacado, o objetivo da operação, que se estende até o dia 27 de dezembro, é diminuir o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Patrimoniais que costumam ocorrer em dezembro, sobretudo pela injeção do 13º salário.

“Esse incremento do efetivo vem de várias fontes: há o pessoal que trabalha na área administrativa e que teve a carga horária interna diminuída para dar apoio na rua; os policiais que estão nos cursos de Formação de Soldados ou de Oficiais, que também estão sendo empregados, já que as aulas estão em recesso; além daqueles PMs que voluntariamente assumem plantões extras”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves.

O novo sistema de videomonitoramento funciona através de uma central móvel (um micro-ônibus), posicionada inicialmente no Ponto de Cem Réis. De acordo com o comandante-geral, a unidade circulará por outros pontos da capital, conforme estatísticas baseadas na mancha criminal. Em Campina Grande e Cajazeiras também haverá monitoramento em uma parceria com os dirigentes lojistas. Em João Pessoa, 60 duplas de oficiais serão distribuídas no Centro, além do apoio da ciclopatrulha e força tática no suporte emergencial.

A base de policiamento móvel na capital conta com quatro câmeras com alcance de 200 metros, que permite localizar de forma mais efetiva um infrator na multidão e acionar as equipes de policiamento motorizado ou a pé.

“A Secretaria de Segurança tem um projeto mais amplo para o próximo ano, com a implementação de mais 100 câmeras na capital”, ressalta o coronel Euller Chaves.

Apenas na Região Metropolitana, o policiamento recebe um reforço de 200 policiais, com foco nos principais corredores comerciais, como o Centro e Mangabeira.

Em todo o Estado, ainda serão montados preventivamente diversos pontos de checagem de veículos e pessoas, especialmente naquelas cidades sede de batalhões ou de Companhia de Polícia Militar Independente.

Participam das ações todas as modalidades de policiamento da PM, incluindo os batalhões especializados: Cavalaria (RPMont), Batalhão de Trânsito (BPTran), Ambiental (BPAmb), Operações Policiais Especiais (Bope) e Companhia de Apoio ao Turista (Ceatur).

O comandante-geral da PM alerta a população para evitar ocorrências criminosas. Segundo apontou, existem algumas medidas preventivas que devem ser adotadas não apenas nesta época do ano, tais como: planejamento dos horários de deslocamentos, permanecer na companhia de alguém quando realizar compras de valor e não fazer ostentação de bens ou eletrônicos, evitando, ainda, levar grande quantidade de dinheiro.

“Procurar evitar o dinheiro e comprar com cartão. Levá-lo de forma discreta e evitar locais escuros são algumas ações que articuladas com o efetivo da polícia previnem crimes letais e evitam consideravelmente os riscos de assaltos”, concluiu Euller.