População denuncia falta de infraestrutura

Moradores do bairro João Paulo II pedem serviços de saúde, segurança e transporte público de melhor qualidade.

Basta dar uma volta pelo bairro para encontrar moradores com alguma reclamação a fazer. Essa é a realidade do bairro João Paulo II, em João Pessoa. No topo das reivindicações estão a ausência de um Programa de Saúde da Família (PSF), de policiamento e de saneamento básico.

Maria Célia Alves é aposentada e há 14 anos tem uma válvula no coração, motivo que a obriga a, religiosamente, realizar exames de rotina todos os anos. E foi nesse intuito que ela foi ao PSF do bairro Esplanada em outubro do ano passado. “Eu fui ao Esplanada porque aqui no meu bairro não tem PSF. Lá também não é bom o atendimento. Estou até hoje esperando um encaminhamento que meu médico solicitou em outubro”, relatou a aposentada.

Segundo os moradores, os médicos quase nunca estão presentes na unidade que, além de atender ao João Paulo II, também é a única opção dos moradores dos bairros Jardim São Paulo, Esplanada e Ernani Sátiro.

“Lá acumula muita gente e o atendimento, quando precisei ir lá, foi péssimo”, declarou Marina Silva, outra aposentada moradora do bairro que sofre com o problema.

A segurança também não é uma coisa da qual os moradores podem se orgulhar. De acordo com Maria Célia Alves, o bairro não tem posto policial.

“Eu não acho esse um bairro seguro não. Minha filha foi assaltada na porta de casa uma vez”, afirmou a moradora, que declarou, ainda, sentir falta de um serviço de transporte mais eficiente.

“Aqui tem poucos ônibus.Quem depende de transporte público sofre muito por aqui, porque às vezes eles demoram demais”.

O bairro João Paulo II possui apenas uma linha de ônibus com quatro carros que circulam de segunda a sábado, e três aos domingos.

Jacob de Freitas, carreteiro, mora no bairro há 15 anos e, para ele, um dos maiores problemas é a falta de saneamento básico.

Segundo o morador, todas as casas têm fossas e não se tem nenhuma previsão para saneamento do local. “Esse é um problema gravíssimo e a gente não tem nem previsão se esse serviço vai ser feito. A não ser que a pessoa tenha colocado por conta própria uma ligação com a água da rua, é tudo fossa”, disse.

A diretoria geral do Distrito Sanitário II afirmou que o bairro João Paulo II possui a Unidade Integrando Vidas, dentro da qual há uma equipe de saúde direcionada aos moradores do bairro.

Essa unidade fica localizada no bairro Funcionários II. A diretoria informou que João Pessoa está entre as capitais com maior cobertura de atenção básica à saúde da família e disse, ainda, que as regiões que ainda não possuem uma unidade próxima já têm projetos formulados para este ano de 2014.

O comandante do 5º batalhão da Polícia Militar, Major Sena, informou que a área possui uma ampla cobertura. De acordo com o comandante, existe uma viatura específica para o bairro João Paulo II e outra que circula ao redor do bairro. Também um trio de Rotam e uma equipe de força tática dão apoio ao policiamento do local.

A assessoria de comunicação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba informou que 65% da cidade de João Pessoa possui cobertura de esgotamento sanitário e com as obras em execução, a meta é chegar a uma cobertura de 85% até o final de 2014.