Praça da Paz é palco do Auto de Natal 2011

Espetáculo está dividido em doze momentos, encenados e dançados por 140 crianças de 4 e 5 anos dos mais diversos Creis da capital

Uma tarde de encanto, espiritualidade e renovação é o que promete o Auto de Natal 2011 dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da Rede de Educação Municipal de João Pessoa. O espetáculo natalino acontece hoje, às 17h, na praça da Paz, nos Bancários.

Esta é a 5ª edição do evento, que faz parte do Educação Festeja o Natal, projeto idealizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) que tem como objetivo prestigiar e festejar todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes durante o ano, nas unidades de ensino.

A secretária Ariane Sá relata que esta foi a forma encontrada de mostrar o trabalho desenvolvido nos Creis e o talento das crianças, que se sentem realizadas e estimuladas a produzir novas propostas educativas através da arte. Esta atividade está inserida no projeto dança na escola, que busca desenvolver o potencial criativo da criança, a questão da ritmicidade, a melhoria do acervo motor e das relações interpessoais. “O melhor desse trabalho é que conseguimos trabalhar isso e alcançar esses objetivos de uma forma lúdica e prazerosa fazendo com que as crianças se envolvam e sejam estimuladas a realizar outras atividades rítmicas”, acrescenta Ariane.

O espetáculo está dividido em doze momentos, encenados e dançados por 140 crianças de 4 e 5 anos dos mais diversos Creis da capital. “É um trabalho realizado dentro de uma proposta popular onde narra a historia do nascimento do menino Deus, envolvendo personagens do folclore nordestino. Durante uma hora, as crianças vão dançar e cantar trazendo à tona a mágia do Natal”, relata a idealizadora do evento, Joseneide Correia.

Durante dois meses as crianças passaram por ensaios nos respectivos Creis sob a coordenação de professores.

Maria Clara, de 4 anos, do Crei João Tota, situado no bairro dos Ipês, participa do espetáculo pela primeira vez. A pequena vai dançar na coreografia intitulada o presente. “Estou nervosa.

Dançar é muito bom e muito feliz porque vou contar a história do nascimento de Jesus”, disse a aluna.