Praias do Litoral da Paraíba não apresentam contaminação por petróleo, diz laudo

Análise foi feita em 16 praias paraibanas, e divulgada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente, nesta sexta (29).

Seixas praia verão (foto: Cacio Murilo/ MTur/ Acervo)

Laudos do laboratório do Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos (Nupprar), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) constataram que as praias da Paraíba não apresentam nenhuma contaminação por petróleo bruto e seus derivados. As análises de amostras de água foram coletadas em 16 praias do Litoral paraibano, onde houve poucos registros de manchas de óleo.

O resultado dos laudos foi divulgado nesta sexta-feira (29), pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), de acordo com o Governo da Paraíba. A balneabilidade das praias foi assegurada em relação à presença das substâncias que contaminaram essas localidades do Nordeste, e não apresentam risco à saúde humana nem à fauna marinha. 

O Nuppar realizou testes de hidrocarboneto derivados de petróleo das amostras de água coletadas em 16 praias do litoral nordestino. O laboratório utilizou a mesma metodologia de análise da Environmental Protency Agency (US.EPA), agência ambiental norte-americana que é padrão nos estudos, e segundo o relatório, 15 parâmetros das 16 amostras ficaram abaixo do limite de detecção de substâncias. 

De todos os estados onde foram identificadas manchas de óleo que atingiram o Nordeste, a Paraíba foi o menos afetado, segundo o Governo do Estado. Desde o primeiro registro das manchas de óleo nas 16 praias, o Governo realiza o monitoramento do litoral paraibano, e além das ações na água, também foi realizada captura de imagens aéreas com drones.