Primeira caminhada nacional de combate à obesidade acontece neste domingo

Evento visa alertar população sobre importância da atividade física.

Primeira caminhada nacional de combate à obesidade acontece neste domingoA 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade acontece neste domingo (21), no Parque da Lagoa, a partir das 9h. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), acontece simultaneamente em sete estados do Brasil, país que é apontado como 5º no ranking mundial da obesidade. As inscrições podem ser feitas online.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%). Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes.

cirurgião geral e presidente do Capítulo da Sociedade da Paraíba, Augusto Almeida, explica que o sobrepeso e a obesidade têm origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados – com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares.

“A soma do desequilíbrio com a balança e hábitos sedentários acarreta em grandes prejuízos à saúde, e com elas, doenças crônicas, como problemas de pressão arterial, diabetes e até, doenças cardiovasculares”, completou o médico.

O evento

A ação, de aproximadamente 50 minutos, acontece em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, lembrado no último dia 11 e, tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da atividade física e de alimentação adequada para melhorar a qualidade de vida e reduzir o excesso de peso.

“A mobilização primeiramente é um alerta, para nos atentarmos a dados que vem crescendo em todo país no que diz respeito à obesidade”, destacou Adalberto Fulgêncio, secretário de saúde. “Na rede municipal de saúde, trabalhamos a promoção da saúde e a prevenção de doenças, alertando sempre para o cuidado com a alimentação e para importância dos exercícios físicos, que podem ser feitos nas academias de saúde e nas praças que contam com o Projeto João Pessoa Vida Saudável”, completou.

A caminhada é coordenada por cirurgiões, educadores físicos e profissionais multidisciplinares associados à SBCBM, durante o evento, será realizado atendimento ao público para diagnóstico de sobrepeso, obesidade, bem como orientações sobre o nível de peso. Também poderão ser realizadas atividades e aulas aberta à população.

A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem.

Os eventos também serão realizados em Brasília, Goiás, São Paulo, Curitiba, Vitória, Campinas, Bauru, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, João Pessoa, Manaus, São Luís, Porto Velho e Fortaleza.