Procon de Patos apreende 10t de produtos vencidos no comércio

Durante a última ação do órgão, diversos produtos de papelaria vencidos a mais de cinco anos foram apreendidos.

O Procon de Patos, no Sertão, tem intensificado a fiscalização para coibir a venda de produtos vencidos no comércio local, prática que tem se tornado comum nos últimos meses. Somente nas últimas três semanas o órgão já apreendeu mais de 10 toneladas (t)de produtos vencidos. A última apreensão ocorreu no início da tarde da última quarta-feira, em duas livrarias da cidade. Nos dois estabelecimentos foram apreendidos 947 produtos. Desde o início da ação já foram aplicados R$ 150 mil em multas.

De acordo com o secretário executivo do Procon de Patos, Maurício Alves, a operação teve início em novembro e o número de apreensões é considerado alarmante. “Somente na última apreensão foram retirados de circulação um total de 947 produtos vencidos. Nós fazemos um alerta para que a população redobre a atenção na hora das compras, principalmente nessa época de fim de ano”, destacou.

Nas duas livrarias, os técnicos do Procon apreenderam vários tubos de cola, embalagens e glitter, tintas guache e corretivos; alguns deles vencidos há cinco anos e sendo expostos nas prateleiras dos estabelecimentos. “É importante destacar que todos os materiais eram destinados ao público infantil, podendo comprometer a saúde ou até mesmo causar outros danos”, afirmou Maurício Alves.

Alvos
O secretário acrescentou que a fiscalização vai continuar por tempo indeterminado e tem como alvo lojas de brinquedos, bancos, lanchonetes, lojas de peças de veículos e livrarias. A ação já conseguiu apreender 7.180 produtos, em uma loja de material de construção, que totaliza 10 toneladas. Além disso, foram apreendidos 3.500 brinquedos, que estavam sendo vendidos de forma irregular sem o selo emitido pelo Inmetro.