icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Professores de CG entram em greve por tempo indeterminado

Categoria reivindica readequação das progressões, data base e reajuste do piso salarial. Decisão aconteceu durante assembleia na tarde desta quarta-feira.

Publicado em 24/02/2016 às 18:19

Os professores da rede municipal de ensino de Campina Grande, no Agreste paraibano, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão aconteceu durante uma assembleia na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) na tarde desta quarta-feira (24). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), os servidores vão permanecer paralisados até que a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) atenda às reivindicações da categoria. Cerca de 32 mil alunos ficarão sem aula.

A categoria deflagrou greve depois que o diretor de comunicação do Sintab, Napoleão Maracajá, apresentou as propostas do prefeito Romero Rodrigues sobre as medidas que poderiam ser tomadas para a resolução das reivindicações da classe, que cobram do poder público a seguridade das progressões salariais, readequação da aposentadoria dos magistrados e a data base de ensino junto ao reajuste do piso salarial. Em ofício, o prefeito informou que as progressões estavam acontecendo e que os professores com tempo de serviço de 20 a 25 anos estavam assegurados de seus processos de aposentadoria. O prefeito ainda garantiu o pagamento do reajuste salarial de 11,36%, o novo piso do professor, a partir de maio, junto com a data-base.
Prefeitura não pode conceder reajuste antes de negociar
A secretária de Educação do município, Iolanda Barbosa, informou que a prefeitura tem sofrido com redução e atraso nos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Diante disso, não poderia efetuar os pagamentos reajustados antes de uma negociação entre a prefeitura e a Secretaria de Educação. “Nós não tivemos a data base confirmada e tivemos queda nos repasses do Fundeb, que possivelmente chegarão aos cofres municipais a partir de abril”, assegurou a secretária, que confirmou o compromisso do prefeito de antecipar os reajustes para o mês de abril, caso seja confirmado o repasse para o município. A secretária garantiu ainda que as progressões dos professores que têm entre 20 e 25 anos de tempo de serviço vão acontecer a partir de junho. “Nós vamos nos organizar para recebê-los e readequá-los para darmos entradas aos processos de aposentadoria”, disse ela.
A data-base dos professores de Campina Grande deveria ter acontecido desde janeiro. Os servidores reclamam ainda que a prefeitura estava retirando hora-aula e priorizando o prestador de serviço em detrimento aos efetivos, o que foi negado ainda em ofício pelo prefeito e em fala pela secretária que se fez presente na assembleia, para intermediar o acordo entre a PMCG e a classe reivindicadora, o que não aconteceu.
Cerca de 32 mil alunos serão prejudicados. “Infelizmente tivemos que entrar em greve. A lei diz que a data base deve ser repassada em janeiro e isso não aconteceu”, disse Napoleão Maracajá que lamenta pela falta de cumprimento da lei e dos direitos dos servidores por parte da gestão municipal. Ao fim da assembleia, uma caminhada foi acertada para a próxima segunda-feira a partir das 8h com saída em frente a prefeitura, passando pela Maciel Pinheiro e retornando ao prédio, onde acontecerá uma aula pública para toda a sociedade. “Pedimos a colaboração de todos os professores e da sociedade, para podermos garantir nossos direitos de forma efetiva”, concluiu.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp