Projeto que leva aulas gratuitas de bateria a escolas municipais é lançado

Seis escolas de Cabedelo vão participar da primeira fase da iniciativa, batizada de Bateria Interativa na Escola. Aulas começam na quinta (16).

Projeto que leva aulas gratuitas de bateria a escolas municipais é lançadoUm projeto que pretende levar aulas gratuitas de bateria às escolas municipais de Cabedelo, na Região da Grande João Pessoa, foi lançado nesta segunda-feira (13). A iniciativa, batizada de Bateria Interativa na Escola, faz parte das atividades do Ano Cultural Hermes Nascimento e tem por objetivo incentivar a musicalidade nas escolas através de atividades com instrumentos percussivos.

Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), seis escolas participam dessa primeira fase do projeto: Altimar de Alencar Pimentel, Rosa Figueiredo de Lima, Silvana Pontes, Maria Pessoa Cavalcanti, Damásio Franca Macedo e Paulino Pinto. As aulas têm início previsto para a próxima quinta-feira (16).

De acordo com o coordenador de projetos educacionais, Gilberto Silva, a escolha das escolas participantes dessa primeira etapa do Bateria Interativa seguiu o critério de proximidade do Centro de Artes e Cultura, para facilitar o acesso e tranquilizar pais quanto a segurança dos filhos, já que os matriculados frequentarão as aulas em período oposto às aulas normais.

Ao longo de 4 meses, uma turma de 32 alunos participará das aulas do curso básico de bateria, no Centro de Artes e Cultura. Serão formadas 8 turmas, sendo 4 no turno da manhã e 4 à tarde. Cada turma será composta por 4 alunos, com 1 aula por semana, com duração de 1h30. Os participantes foram escolhidos entre os alunos do 4º ao 9º ano.

Cada aluno receberá, em forma de empréstimo, um praticável percussivo e duas baquetas para praticar as aulas em casa, seguindo as orientações pedagógicas do professor. A avaliação será contínua e, a cada mês, os alunos farão provas escritas e práticas.

De acordo com o professor Augusto Barbosa, serão vistos durante o curso tópicos sobre a história da bateria, composição do instrumento, propriedades do som, teoria musical, manuseio do instrumento, rudimentos e ritmos brasileiros. Ele também explicou as vantagens da bateria para a formação dos alunos.

“A bateria é um instrumento completo, com o qual a criança desenvolve a coordenação motora dos membros superiores e inferiores e também a mente. Com esse instrumento, a gente enxerga uma ferramenta muito grande na área da educação. Ele incentiva a cultura e desenvolve na criança uma visão bem mais ampla, além de trazer benefícios na correção postural e na desenvoltura com o público”, explicou.