icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Proprietários de estabelecimentos comerciais recebem certificados de "Amigos do Meio Ambiente"

Projeto reciclou quase 16 toneladas de resíduos sólidos durante O maior São João do Mundo 2016.

Publicado em 06/07/2016 às 10:53

Os proprietários de barracas, quiosques e restaurantes que contribuíram com o projeto 'Recicla São João' receberam nessa quarta-feira (6) o certificado de "Amigos do Meio Ambiente do Maior São João do Mundo". A entrega desse título é uma forma de reconhecimento à adesão dos donos de estabelecimentos comerciais instalados no Parque do Povo ao projeto que coletou quase 16 toneladas de materiais recicláveis durante os 31 dias de festa da edição 2016 d'O Maior São João do Mundo. A solenidade aconteceu no Sítio São João, no bairro do Catolé, onde foram entregues 224 certificados.
Ao todo, o projeto Recicla São João coletou cerca de 15,9 toneladas de resíduos sólidos recicláveis das barracas e áreas livres do Parque do Povo, de acordo com a coordenação do projeto. Criado com objetivo de promover a coleta segura dos materiais recicláveis e manter limpo o Quartel General do Forró, o Recicla São João cadastrou 44 catadores de cooperativas da cidade e fez parceria com os donos dos estabelecimentos comerciais que funcionaram no local. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Desenvolvimento Econômico (Sede) e Ciência, Tecnologia e Inovação.
A Sesuma estimava que a coleta chegasse a 15 toneladas, de modo que o resultado final surpreendeu os coordenadores. "A adesão foi bastante satisfatória. Em reconhecimento, todos receberão certificados", comentou o secretário da Sesuma, Geraldo Nobre. Para que o trabalho tivesse um resultado satisfatório, a Sesuma atuou também na conscientização dos proprietários das barracas instaladas no Parque do Povo, propondo que todo material reciclado fosse reservado e entregue aos catadores.
Fizeram parte do projeto as cooperativas de materiais recicláveis de Campina Grande Catamais, Cotramare e Catacampina, bem como as associações Arensa e Cavi. Além de manter a limpeza das ruas do Parque do Povo e fazer a coleta segura dos materiais recicláveis descartados pelos barraqueiros e donos de quiosques, o Recicla São João conseguiu incentivar a reintrodução desses materiais no processo produtivo da reciclagem.
Os catadores receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI´S), doados pelo Ministério Público do Trabalho, além de terem direito a alimentação, transporte e aos serviços do caminhão para o transporte dos resíduos. Eles também vão receber um auxílio financeiro, no valor de R$ 450,00 (individual), como incentivo e reconhecimento pelo trabalho realizado.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp