Recomendação: antes de começar a se exercitar é importante ir ao médico

Avaliação inclui exames de sangue e avaliação clínica. Outros exames complementares podem ser requisitados pelo médico. 

A prática de atividade física requer muito mais que disposição. Quem pretende entrar ou voltar para a academia, não pode abrir mão de procurar um médico para saber qual o seu estado de saúde e receber as devidas orientações sobre quais cuidados tomar. Os exames não são os mesmos para todos, pois os médicos levam em consideração fatores como a idade e o histórico familiar do paciente. A avaliação é válida tanto para quem se exercita na academia quanto para quem prefere realizar atividades ao ar livre, como caminhada e corrida. 
 
Mas nem todas as pessoas têm essa preocupação, o que pode ser muito arriscado, segundo explicou o médico cardiologista José Livaldo de Carvalho. O check-up tem uma importância fundamental, pois através dele é possível que alguém que vá ao consultório pedir uma autorização para praticar exercícios físicos, descubra que tem uma doença coronariana crônica. “Já tive casos de pacientes que não sentiam nada e tiveram que fazer cateterismo porque durante os exames descobrimos problemas cardíacos”, afirmou o médico. 
 
Pessoas que nascem com patologia congênita, por exemplo, podem ser pegas de surpresa ao procurar um médico para ter a liberação para fazer atividades físicas. “A pessoa que tem isquemia silenciosa não sente nada, isso é um motivo a mais para se preocupar. Nada substitui a avaliação médica, e essa preocupação deve ser levada a sério”, destacou o cardiologista. Ele disse que até para quem vai iniciar uma simples caminhada na praia, a avaliação não pode ser dispensada. 
 
Isso porque, segundo o médico, a atividade física vai exigir mais esforço do organismo, principalmente do coração. A avaliação começa com a anamnese (nome dado à entrevista realizada pelo médico). Em seguida vem a avaliação clínica, que geralmente inclui um exame de eletrocardiograma, para começar. Pacientes idosos, com histórico de doença familiar ou com alterações no eletrocardiograma, têm que realizar, também, o teste ergométrico, feito na esteira ou bicicleta ergométrica. Outros exames complementares podem ser requisitados pelo médico, segundo explicou Carvalho. 
 
Para largar o sedentarismo com segurança, o paciente também pode ser orientado a fazer exames de sangue para verificar os níveis de glicose, colesterol, triglicerídeos, dentre outros. O cardiologista lembrou que o paciente não pode se seguir por exames de outro. Cada caso, segundo ele, deve ser tratado individualmente. O médico também ressaltou que a avaliação física, realizada na academia, não substitui a avaliação médica. “A primeira, inclusive, só pode ser feita depois que o paciente apresenta o atestado de liberação, indicando não apenas o estado de saúde, como também qual o tipo de atividade deve ser realizada”, declarou. 
 
​Recomendações ajudam na atividade​
 
​Há quase dois meses, a advogada Telma Lima, o marido, Flávio Teixeira, e o filho do casal, Thiago Teixeira, decidiram largar o sedentarismo e voltar para a academia. Conscientes da importância dos exames da avaliação médica, eles não descuidaram. “A visita ao cardiologista já é uma rotina entre nós, sempre fazemos exames para saber como anda nossa saúde. Sabemos bem da importância de procurar um médico antes de fazer atividade física”, declarou Telma. 
 
A família chega cedo à academia e mostra entusiasmo diante das máquinas para o exercício de musculação. A advogada contou que no ano passado fez musculação por três meses, mas parou. Em janeiro último, tomou a decisão de voltar e levar a família. “Eu estava me sentindo cansada. Voltei a fazer exercícios porque busco uma melhor qualidade de vida”, explicou a advogada. “Quando fizemos a matrícula na academia já estávamos com os exames em dia, isso é muito importante”, afirmou. 
 
No calçadão da praia do Cabo Branco, em João Pessoa, a reportagem encontrou as irmãs Carmem Palitot, arquiteta, e Lúcia Palitot, nutricionista. Elas não descuidam da saúde. Há três anos, diariamente, as irmãs frequentam academia e fazem caminhada na orla da capital. Antes de iniciar elas cuidaram de procurar um médico cardiologista para fazer os exames e cumprir todas as recomendações necessárias para ter segurança nas atividades físicas. ​