Salão de Artesanato da Paraíba será aberto nesta sexta-feira em CG

Cerca de 3 mil artesãos de 80 municípios vão integrar o projeto.

“Em cada peça, a história de uma vida”. É com esse tema que acontece nessa sexta-feira (17), em Campina Grande, a cerimônia de abertura da 24ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba. O espaço vai ser aberto ao público a partir das 19h na sede da antiga Ourovel, localizada na Avenida Severino Cabral, no bairro do Catolé. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) em parceria com o Sebrae e acontece até o dia 3 de julho. A expectativa é que seja comercializado mais de R$ 1 milhão em produtos nesse período.  
 
Cerca de 3 mil artesãos de 80 municípios paraibanos que fazem parte de associações, cooperativas e também que são artesãos individuais formalizados estão envolvidos no salão, sendo que mais de 300 deles vão estar presentes no local realizando as vendas e negociando suas peças presencialmente. As informações estão de acordo com a gestora do PAP, Lu Maia, que destaca esse evento como uma forma de fazer com que os artesãos possam comercializar seus produtos de forma digna e com conforto. 
 
“O artesanato paraibano é rico em cultura e repleto de histórias. É o talento de criar com as mãos, peças que representam o dia a dia de cada artesão, as suas raízes, os seus ensinamentos e horas e horas de dedicação. Fazer artesanato é colocar sentimento, sensibilidade e amor pelo que faz. Cada peça levada para casa é uma história compartilhada”, comentou a gestora do PAP. 
 
Os visitantes poderão conferir na abertura do Salão um desfile de roupas exclusivas da coleção feita pelo estilista Romero Sousa e pela artesã Djanete Figueredo, em algodão colorido, na técnica capitonê. Também haverá exposição dos vestidos de renda renascença confeccionados pelas artesãs do Cariri paraibano, desenhados pela estilista paulista Fernanda Yamamoto que ganharam as passarelas da São Paulo Fashion Week do ano passado. 
 
Durante 17 dias, os visitantes poderão viver a cultura popular e dançar o autêntico forró pé de serra sempre no horário das 19h às 20h30. O espaço destinado tem palco, telão com som e iluminação. O encerramento no dia 3 de julho vai ser com a banda Os Fulano, de João Pessoa.