icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Samu atende 700 mil pessoas

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência completa 9 anos de atuação em João Pessoa e Região Metropolitana.

Publicado em 05/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:19

Desde 2006, quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começou a contabilizar os atendimentos realizados na Grande João Pessoa, através da implantação do sistema de estatística, até o início deste mês, foram registrados mais de 700 mil atendimentos. No próximo dia 7, o Samu completa 9 anos de atuação em João Pessoa e Região Metropolitana.

Quando foi instalado, o Samu dispunha apenas de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e 4 de Suporte Básico (USB), mas com o passar do tempo foram adquiridos novos veículos e atualmente existem 5 USAs, que são tripuladas por uma equipe composta de um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista e onze USBs que contam com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, além de sete motolâncias, que é pilotada por um técnico de enfermagem e tem a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência, em localidades de trânsito intenso ou em territórios de difícil acesso para as ambulâncias.

Todos os veículos atendem os chamados a partir da sede do órgão, localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro Água Fria, em João Pessoa, ou em bases do Samu, descentralizadas.

As USAs atendem João Pessoa e municípios da Macrorregião I – ficam todas na base do Samu, no CAM. Já as USBs cobrem a Grande João Pessoa, com bases descentralizadas em Mangabeira, Cruz das Armas, Centro, Cabo Branco e Manaíra. Por fim, as motolâncias atendem somente o município pessoense, durante o dia e em eventos noturnos, sendo uma dupla no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma), outra em Cruz das Armas e a terceira em Tambaú, ficando a sétima moto em reserva para qualquer situação necessária.

De acordo com a coordenadora geral do Samu Regional – João Pessoa, a médica Nicole Debbaudt, o processo de regionalização foi concluído com êxito, levando o serviço para populações antes não atendidas, além de priorizar a integração com outros serviços da rede municipal de saúde, bem como favorecendo a aquisição de equipamentos de última tecnologia e efetivando a participação do Samu nos eventos de grande porte da cidade.

Para ter acesso ao serviço, o cidadão precisa apenas ligar para o número 192 (ligação gratuita) e relatar o caso. O Samu também tem convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e participa do resgate da PRF, com um técnico em enfermagem. Esse profissional trabalha em parceria com um patrulheiro rodoviário.

Inauguração. O Samu Regional – João Pessoa foi inaugurado em 7 de julho de 2004, em parceria com o Corpo de Bombeiros da Paraíba. No início, teve sede provisória em um anexo do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Em 7 de março de 2006, foi inaugurada a sede própria do Samu, no Centro Administrativo Municipal.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp