Saúde afirma que a doença está controlada na PB

Vigilância Ambiental da SES disse que o controle é feito nos municípios da área endêmica, através de pesquisa casa a casa.

De acordo com o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a doença de Chagas na Paraíba está controlada. O tratamento dos chagasicos crônicos é acompanhado no HU de João Pessoa. O controle da doença é feito nos municípios da área endêmica, através de pesquisa casa a casa. O diagnóstico da doença de Chagas deve analisar os sintomas e o histórico do indivíduo, para saber se ele frequentou áreas de maior risco de contaminação.

Para o infectologista Francisco de Assis, a única forma de erradicar a doença de Chagas é eliminando o inseto transmissor, ou mantendo-o afastado do convívio humano. Já o diagnóstico é feito através de um exame de sangue, solicitado em consultas de rotina.
“A doença de Chagas apresenta febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios localizados na garganta, vermelhidão, inchaço nos olhos, aumento do fígado e do baço. Porém, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa não se dá conta do que houve, por isso é importante fazer exames periódicos”, observou Francisco de Assis. (Colaborou Jaine Alves)