icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Saúde orienta portadores de tuberculose devem fazer o teste de HIV

Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande realizou o 1º Fórum Municipal Sobre a Coinfecção TB/Aids, encerrado na tarde desta sexta-feira (7).

Publicado em 07/08/2009 às 16:52

Da Redação
Com informações da Codecom/PMCG

A infecção pelo HIV diminui as defesas do organismo permitindo que o bacilo da tuberculose se manifeste e a doença se desenvolva. Para discutir a coinfecção entre Tuberculose/Aids a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande realizou o 1º Fórum Municipal Sobre a Coinfecção TB/Aids, encerrado na tarde desta sexta-feira (7).

O objetivo é orientar os profissionais do PSF (Programa de Saúde da Família) a solicitarem o teste para HIV às pessoas portadoras de Tuberculose e exames de Tuberculose para os portadores de HIV.

Durante as palestras, os médicos e enfermeiros do PSF foram informados que muitas vezes o aparecimento da Tuberculose alerta para a descoberta de uma infecção pelo HIV já existente e que, por isso, quanto mais cedo ela for descoberta, mais precocemente o tratamento poderá ser iniciado e a evolução para Aids pode ser melhor controlada.

Um dos objetivos do fórum foi a detecção precoce dos casos de pessoas com a coinfecção, visando a uma intervenção oportuna e garantindo a eficácia do tratamento, explicou a coordenadora do Programa de Tuberculose do município, Jane Eire Rocha.

O Fórum, que aconteceu no auditório do Hotel Marc Center, foi aberto na tarde de quinta-feira (6) com uma palestra sobre “A importância do diagnóstico precoce da Tuberculose para o tratamento do portador de HIV/Aids”, com a pneumologista Sonisa Maul. No segundo e último dia, a infectologista Sônia Barbosa abriu as palestras falando sobre “O manejo clínico da coinfecção TB/Aids”.

À tarde, o epidemiologista do Ministério da Saúde e pesquisador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Fiocruz, José Uereles, abordou a “Notificação dos casos identificados com coinfecção Tb/Aids”. A professora do Departamento de Enfermagem da UEPB, Tânia Ribeiro, encerrou o ciclo de palestras, falando sobre “A importância do acompanhamento dos contactantes de portadores com coinfecção Tb/Aids”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina já disponibiliza o teste rápido de HIV para todos os pacientes portadores de Tuberculose e com a realização do fórum, pretende ampliar o número de exames realizados. De 2006 até este ano, seis casos da coinfecção TB/Aids foram detectadas no município.

O Serviço de Referência para Atendimento de Portadores de Tuberculose funciona no Serviço Municipal de Saúde (antiga Casa de Saúde Dr. Brasileiro).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp