Seap exonera diretor da cadeia de São Bento após fuga de presos

Walber Virgolino, informou que por enquanto o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) assumirá o comando da unidad.

Um dia após a fuga de nove presos da cadeia pública de São Bento, Sertão paraibano, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) exonerou o diretor Múcio Soares Diniz. Por meio de nota, o titular da Seap, Walber Virgolino, informou que por enquanto o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) assumirá o comando da unidade prisional até que um novo diretor seja nomeado. Na noite da última quarta-feira, os outros 18 presos da cadeia foram transferidos para a cadeia pública de Catolé do Rocha, também no Sertão paraibano.

A exoneração do diretor ocorreu, segundo a Seap, porque uma sindicância foi aberta para apurar se a fuga dos presos foi facilitada por pessoas que trabalham na cadeia, já que, segundo Walber Virgolino, havia até mesmo um carro esperando para ajudar na saída dos presos, que pularam o muro utilizando uma corda feita com lençóis.

Ao falar sobre o pedido de sua exoneração, Múcio Soares informou que por motivos pessoais no começo do mês já havia oficializado na Seap o seu pedido de demissão e estava aguardando um retorno da direção sobre o assunto.

Ele disse que mesmo sendo motivada pela fuga, aceita a decisão da secretaria, mas nega que tenha havido facilitação para a saída dos presos.

“Estou à frente da direção da cadeia há um ano e seis meses e afirmo com toda certeza que não houve facilitação. Nós trabalhamos corretamente e não precisamos desse tipo de coisa”, declarou. Múcio acrescentou ainda que durante o tempo em que dirigiu a cadeia nunca houve qualquer fuga ou problema em que tenha sido necessária a interferência da secretaria.

Até o fechamento desta edição, nenhum dos presos havia sido recapturado. Policiais de São Bento e Catolé do Rocha continuam fazendo buscas, mas acreditam que os presos não estejam mais na região, pois na zona rural há muitas saídas para outros municípios.