Sede da AACD só deve funcionar em setembro

Previsão é de que até setembro os atendimentos no local sejam iniciados; trabalhos na área construída estão na fase de ajustes.

Campina Grande está mais próxima de se tornar a primeira cidade do interior do Brasil com uma unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) em funcionamento.

Após receber no ano de 2011 o direito de iniciar as obras no bairro de Bodocongó, a previsão é de que até setembro os atendimentos no local sejam iniciados, uma vez que os trabalhos na área construída estão na fase de ajustes e preparação para instalação de equipamentos.

De acordo com a gerência administrativa da AACD, em Campina Grande, estão sendo reservadas duas datas para a realização da inauguração, 28 de agosto ou 4 de setembro, uma vez que apenas restam detalhes para a confirmação da presença de autoridades na solenidade. A gerente administrativa Luciana Martins disse que a confirmação da data escolhida será divulgada na próxima semana, contudo, os atendimentos só devem acontecer mesmo a partir do mês de setembro.

“Estamos muito próximos de concluir toda preparação para que a unidade de Campina Grande seja inaugurada. Até o final da semana que vem estaremos com a data fechada, mas deverá ser uma dessas duas. Estamos fechando o quadro de nossos colaboradores, que devem ser 58, desde especialistas médicos, ao pessoal de apoio, da administração e segurança”, explicou Luciana, que apontou problemas com os fornecedores pelo atraso que a obra levou.

“Não houve dificuldade financeira para a construção da unidade. Tanto que o recurso de R$ 4,3 milhões foi arrecadado em doações na edição de 2011 do Teleton. O que aconteceu foram problemas com fornecimento do material de construção, que por ser uma obra muito grande acabou gerando esse atraso”, acrescentou Luciana Martins, que também apontou a continuidade da realização de triagens para novos pacientes que buscam atendimento na unidade da AACD de Campina Grande. A previsão de entrega era para fevereiro e depois foi adiada para mês de abril.

Mesmo sem a unidade ser inaugurada, os usuários da AACD de Campina Grande e região estão sendo assistidos em uma clínica no bairro da Prata com a realização de 110 atendimentos por dia. Contudo, com o início das sessões na nova sede, a expectativa é de esse número seja ampliado para até 147 atendimentos diários. Para isso, Luciana Martins apontou que está sendo feito um novo cronograma de atendimento para atestar até quantos usuários a unidade poderá ter. “Estamos estudando a composição de quantos usuários podemos atender, uma vez que hoje temos cadastrados 450 pacientes que se dividem em atendimentos feitos no Recife e em Campina Grande”, disse.

A unidade da AACD de Campina Grande, batizada de Hebe Camargo, irá oferecer atendimento clínico em paralisia cerebral, lesão medular, lesão encefálica adquirida, mielomeningocele, malformações congênitas, doenças neuromusculares, além de amputações adquiridas seja a partir de traumatismos, doenças vasculares, diabetes, infecções, queimaduras e tumores.