Segurança para alunos

Sistema de monitoramento por câmera será usado pela Prefeitura de João Pessoa em escolas e Creis do município.

Todas as 170 unidades de ensino da rede municipal de João Pessoa contarão com um sistema de monitoramento por câmeras, que visa melhorar a segurança de alunos, professores e comunidade escolar, além de prevenir danos na estrutura física das escolas, como depredação e pichação.

Na manhã de ontem, uma solenidade na Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato, no bairro Colinas do Sul, marcou a entrega simbólica do sistema, que deve ser concluído em sua totalidade nos próximos 2 meses. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), cerca de 20 unidades já estão com o processo de instalação concluído. A iniciativa faz parte do programa ‘Escola Segura’.

Do total de unidades educacionais que serão beneficiadas com o monitoramento, 95 são escolas e 75 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis). A solenidade de entrega do sistema de monitoramento foi realizada pelo prefeito Luciano Cartaxo, que ressaltou o investimento de R$ 2,5 milhões de recursos próprios na compra de 2.720 câmeras e instalação dos equipamentos.

Conforme explicou o titular da SME, Luiz de Sousa Júnior, a medida foi adotada como forma de prevenção, uma vez que “não há estatística de violência das escolas da rede municipal”, bem como após a observação de comportamento em algumas escolas que já possuíam câmeras de segurança, embora fosse com sistema de monitoramento próprio. “Nessas unidades, percebemos que a instalação de câmeras ajudaram a prevenir a depredação, pichação e o vandalismo. E caso aconteça, é possível identificar o autor e adotar as medidas necessárias.

Essa é muito mais uma ação pedagógica, de disciplinamento, do que meramente tecnológica”, disse.

“Acreditamos que crianças, adolescentes e jovens que estão sendo monitorados, irão reagir de maneira mais altruísta e disciplinada. É importante que a escola também discuta com os alunos e familiares possíveis problemas que possam acontecer.

O monitoramento é um apoio para uma escola segura, quem faz somos nós e não a tecnologia”, completou.