Seis praias do litoral da Paraíba estão impróprias para o banho

Banho de mar não é recomendado em trechos de João Pessoa e Pitimbu. 

Quem estiver se programando para tomar um banho de mar neste fim de semana é preciso estar atento à balneabilidade de algumas praias do litoral da Paraíba. Segundo o relatório semanal da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), divulgado na sexta-feira (10), pelo menos seis praias estão impróprias para o banho trechos em João Pessoa e Pitimbu, no Litoral Sul do estado.

Na capital, estão classificados como impróprias toda a extensão da praia de Manaíra; o trecho de  100 metros à direita e 100 metros à esquerda do Cabelo, na  Praia do Seixas; 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do riacho do Cabelo, na Praia da Penha; a Praia de Jacarapé; e 100 metros à direita e 100 metros à esqueda da desembocadura do Cuiá.

Já em Pitimbu, é aconselhável que os banhistas não entrem no mar no trecho que vai de 100 metros à direita a 100 metros à esquerda da desembocadura do Riacho Engenho Velho, na Praia do Maceió.

As outras 50 praias da Paraíba monitoradas pela Sudema estão classificadas como próprias para banho. A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.