Servidores que estavam em greve em Campina retornam ao trabalho

Servidores municipais de Campina Grande, principalmente os da Saúde, que estavam em greve desde 26 de maio, começaram a voltar ontem para os seus postos de trabalho.

Rosângela Araújo, do Jornal da Paraíba

Os servidores públicos municipais de Campina Grande, principalmente os da Saúde, que se encontravam em greve desde o dia 26 de maio passado, começaram a voltar ontem para os seus postos de trabalho.

A movimentação nas Unidades Básicas de Saúde foi intensa durante todo o dia nos setores de imunização, por conta da vacinação contra poliomielite. As equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), que haviam aderido ao movimento, iniciaram aos poucos o retorno às suas funções.

O retorno geral deverá acontecer mesmo a partir da próxima segunda-feira, porque muitos funcionários estão aguardando o comunicado da Justiça, determinando a volta ao trabalho, após a citação do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) ser anexado ao processo que considerou a greve ilegal, atendendo a ação da Procuradoria do município.

A decisão judicial sobre a ilegalidade foi entregue ao presidente do Sintab, Napoleão Maracajá, durante a assembleia da última segunda-feira.

Já na Educação, a situação de retorno imediato dependerá exclusivamente de cada direção das escolas que ficaram paradas neste período. A diretora técnica pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Kátia Passos, afirmou que muitas escolas decidiram retomar as atividades já a partir desta semana, pelo menos reajustando a programação, com retomada das aulas na próxima segunda, antecipando as atividades atrasadas.

Grande parte, porém, ainda vai deixar para recuperar o período paralisado após o encerramento do ano letivo, o que deverá manter centenas de alunos em salas de aula, no mês de janeiro de 2010.