Setenta residências serão demolidas no bairro São José até o fim do ano

Outras 180 casas já foram demolidas desde abril de 2014. De acordo com  a Defesa Civil, entretanto, 250 residências ainda estão situadas em áreas de risco no bairro.

Cerca de 70 residências situadas em áreas ribeirinhas no bairro São José serão demolidas até o final deste ano. A operação ‘João Pessoa em Ação’, que tem o objetivo de evitar ocorrências de inundamento durante o período de chuvas na cidade, que vai de abril a setembro, já realizou a demolição de outras 180 casas em áreas de risco desde abril de 2014.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CMDC) de João Pessoa, as ações serão intensificadas durante o mês de fevereiro, com operações diárias; além das demolições, serão realizados serviços de limpeza e desobstrução de galerias pluviais, desassoreamento de rios e poda de árvores.

"Estamos atuando diariamente, dialogando com os moradores e explicando sobre a importância de mantermos as pessoas em áreas apropriadas", ressaltou Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil

Segundo a CMDC, as famílias removidas dos locais de risco são incluídas no cadastro de auxílio moradia da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e recebem um valor mensal para pagamento de aluguel. Além dos imóveis ja demolidos, cerca de 250 residências ainda estão situadas em áreas ribeirinhas no bairro.

Prevenção

Desde a última segunda-feira (12) equipes especializadas em limpeza de rios estão trabalhando no desassoreamento das águas no bairro São José, na Avenida Beira-Rio e próximo a ladeira do Cuiá, entre os bairros do Geisel e Valentina Figueiredo.

No ano passado, durante o período de chuvas, nenhuma ocorrência grave foi registrada pela Defesa Civil. A população pode entrar em contato com o órgão no Disk 24h através do número 0800 285 9020.