icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

STTP vai monitorar a Zona Azul pela internet

Implantação de novo sistema garantirá mais vagas nos estacionamentos rotativos.

Publicado em 23/12/2014 às 6:00 | Atualizado em 14/03/2024 às 17:05

No Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande para 2015, será instalado um sistema eletrônico para monitorar em tempo real as vagas, horários e ruas disponíveis, bem como controlar o tempo de cada veículo nos estacionamentos rotativos da Zona Azul. A previsão é que ainda no primeiro semestre a novidade seja disponibilizada para a população que poderá acompanhar as informações, por meio da página da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), na internet.

O gerente de trânsito Patrício Barros explicou que novo sistema será implantado porque a Zona Azul não funciona, pois a rotatividade praticamente não existe. Cerca de 770 vagas são disponibilizadas para os motoristas que desejam estacionar nas ruas do Centro da cidade. O período de permanência é de duas horas, custa R$ 1,50 e pode acontecer entre 7h e 17h.

“Atualmente, a Zona Azul não tem nos dado o lucro que precisamos para reverter em atividades sociais, por causa da longa permanência de alguns veículos e outros fatores. Para 2015, estamos buscando parcerias público-privadas para que possamos instalar sensores em cada vaga de estacionamento e aumentar a rotatividade”, esclareceu Patrício Barros.

Segundo ele, quanto mais próximo da área do Centro, o valor cobrado será mais caro. “Além disso, pretendemos utilizar o espaço da Arca Titão, no Centro da cidade, para a criação de um edifício-garagem. Tem também a área ociosa nas proximidades da Estação Velha, que pode ser aproveitada. Queremos seguir o exemplo da cidade de Coritiba, que é um referencial para todo o Brasil”, concluiu.

193 MIL VEÍCULOS NO FIM DO ANO
Durante o final de ano, o número de veículos circulando no Centro de Campina Grande, chega a 193 mil. Cerca de 1.800 multas são emitidas por mês, na cidade. A STTP está atuando no município com três frentes de trabalho para fiscalizar a Zona Azul, a existência de ambulantes estacionados comercializando mercadorias e a ocorrência de motoristas realizando transporte clandestino. Há ainda, para 2015, a intenção de aumentar o número de faixas exclusivas para ônibus, melhorar a iluminação nas principais ruas e avenidas, além de aprimorar a acessibilidade para os cadeirantes.

As medidas visam aumentar as vagas de estacionamento na cidade e coibir as práticas irregulares, principalmente no centro da cidade, como a permanência de veículos em locais proibidos, filas duplas e outras infrações de trânsito, para que o trânsito possa fluir com maior facilidade e diminuir a incidência de congestionamentos na região central.

“Temos várias despesas com a Zona Azul e não estamos conseguindo atingir a finalidade do projeto, que é repassar recursos para atividades sociais. Com as mudanças que desejamos introduzir, poderemos remediar a questão do trânsito e desafogar as principais ruas que dão acesso ao centro da cidade”, destacou Patrício.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp