STTrans adverte sobre fechar cruzamentos

Segundo STTrans, mau hábito causa transtornos ao trânsito.

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de João Pessoa está colocando placas advertindo os motoristas para que não fechem os cruzamentos, prática comum nos principais corredores da cidade. Este mau hábito causa transtornos ao trânsito, muitas vezes com o travamento do tráfego para os veículos que circulam nas vias que se cruzam.

Isto acontece quando o semáforo abre e não há espaço após o cruzamento para o veículo seguir em frente. Com isso, o motorista para no meio da via, fechando o cruzamento. Quando o sinal verde da via lateral abre, os veículos também não podem sair, pois a interseção está bloqueada pelos carros, impedindo o fluxo viário.

Com o alerta ‘Nunca feche o cruzamento’, as placas estão sendo instaladas ao lado dos sinais luminosos dos semáforos nos cruzamentos com maior índice dessa ocorrência. Nessa primeira etapa, serão 80 placas distribuídas nas avenidas Epitácio Pessoa e Beira Rio e Centro da cidade. Outros locais também serão sinalizados nas etapas seguintes.

Ficar com o carro parado na área de cruzamento da via, prejudicando a circulação dos outros veículos e dos pedestres é infração de trânsito de natureza média, prevista no artigo 182, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), punida com multa de R$ 85,13, mais quatro pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O superintendente da STTrans, Nilton Pereira, disse que essa infração causa transtornos ao trânsito da cidade, como lentidões nos horários de pico. “Não importa se o sinal está aberto pra você. Vendo que os outros veículos da via transversal ainda estão na área de cruzamento, o condutor deve esperar na linha de retenção, antes da faixa de pedestres, até que o cruzamento esteja livre”, explicou.

O superintendente também revelou que os veículos flagrados fechando o cruzamento, serão autuados. Uma campanha educativa será realizada pelo setor de Educação para o Trânsito da STTrans antes de começarem as autuações dos infratores. A dica é ter paciência e nunca fechar o cruzamento. Isto vai evitar transtornos para o trânsito e prejuízos para os motoristas.

“Impedir o fluxo viário em função do avanço do cruzamento é inaceitável. É importante neste caso ações de educação no trânsito para que o motorista evite agir desta forma”, disse a servidora federal Dicéa Costa, que fica irritada com o comportamento inadequado de alguns condutores da cidade.