Sudema lança na capital o projeto Ecomunidade

Ecomunidade pretende agregar valores ambientais ao cotidiano das crianças e dos jovens que residem nessa região de mata atlântica.

O projeto Ecomunidade, desenvolvido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), começou ontem e vai envolver profissionais do Jardim Botânico de João Pessoa, da Coordenadoria de Educação Ambiental e das comunidades do entorno da Mata do Buraquinho.

O Ecomunidade pretende agregar valores ambientais ao cotidiano das crianças e dos jovens que residem nessa região de mata atlântica, aproximando-os do Jardim Botânico e auxiliando na conservação do local, por meio da realização de oficinas voltadas a esse público, com idades entre 6 e 18 anos. Numa primeira etapa, esse projeto vai atender a comunidade São Rafael, por meio de parceria entre a Sudema e a Entidade Beneficente Evangélica (EBE), instituição que desenvolve atividades recreativas e educativas na comunidade há mais de 20 anos.

O projeto será realizado em duas edições anuais, durante dois anos consecutivos, atendendo a um público de até 200 crianças e adolescentes por edição. As crianças, os adolescentes e os moradores das comunidades e escolas participantes do projeto serão selecionados mediante inscrição e documentação atualizada nos locais previamente estipulados com a direção do Jardim Botânico.

No Ecomunidade serão desenvolvidos três tipos de oficinas. A oficina "história ambiental da nossa comunidade”, é voltada às crianças dos 6 aos 10 anos. Na oficina "Nossa Horta”, voltada aos adolescentes de 11 a 14 anos, a comunidade vai construir um espaço destinado ao plantio de hortaliças e ervas medicinais.

Já a oficina "Reciclagem de Papel” vai trabalhar com adolescentes de 15 a 18 anos, apresentando a cadeia produtiva do papel reciclado e a geração de emprego e renda.