Surfista que fugiu do HU é a 8ª vítima de Gripe A na Paraíba

Surfista voltou ao Hospital Universitário e exames confirmaram que ele possui a doença. Ele faz parte de grupo de risco porque tem imunodeficiência.

Da Redação
Com informações da Assessoria da SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta quinta-feira (30) o oitavo caso de influenza A e notificou a 30ª suspeita da doença no Estado. O surfista de 31 anos, que chegou a sair do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, sem autorização, retornou à unidade e recebeu o resultado do exame, que deu positivo para o novo vírus. Ele já saiu do período de transmissão da doença e recebeu alta do isolamento hospitalar.

O Governo do Estado vai intensificar as ações de prevenção e controle da doença, mobilizando órgãos estaduais e dos municípios, preparando a Paraíba para enfrentar a pandemia. A gripe A já matou uma pessoa no Estado.

A gerente de Resposta Rápida da SES, Diana Pinto, disse que a população não precisa entrar em pânico, porque a Paraíba, o Brasil, e o mundo, pela primeira vez na história, estão tratando a gripe (toda gripe) como ela realmente deve ser tratada. “Todos os dias a gripe comum mata brasileiros. Já matou 1.642 paraibanos nos últimos quatro anos e meio. É preciso tomar cuidado com a influenza A, mas é o mesmo cuidado que se deve ter com a gripe comum”, afirmou.

Diana Pinto destacou ainda que o principal é garantir a assistência ao doente com doença respiratória aguda grave (DRAG) ou que esteja no grupo de risco, como era o caso do estudante de Enfermagem, que adquiriu a doença em Brasília e morreu na terça-feira (28), no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa.

“Ele era um paciente com uma doença pulmonar obstrutiva crônica e estava aposentado por invalidez por causa dessa doença. Só a viagem que ele fez a Brasília já era um risco e ele sabia disso. Qualquer gripe poderia provocar a sua morte”, lembrou.

O oitavo caso

O surfista de 31 anos, que mora em João Pessoa e teve exame positivo para o H1N1, foi internado no HU no último dia 24. Ele não foi medicado porque chegou ao hospital com mais de 48 horas depois do início dos sintomas, ultrapassando o período de transmissão do vírus. Ele foi hospitalizado porque tem uma imunodeficiência. O paciente deve ter adquirido a doença no Rio de Janeiro, onde participou de um campeonato de surf.

Outra suspeita

Nesta quinta-feira (30), foi notificada a 30ª suspeita da nova gripe. Um estivador de 49 anos, morador de João Pessoa, foi atendido no HU com síndrome gripal, acompanhada de dispnéia (falta de ar). Ele foi hospitalizado e iniciou a medicação. Continuam em investigação os casos de uma estudante de 18 anos, uma dona-de-casa de 39 anos e uma professora universitária de 31, que estão em isolamento hospitalar.