Taxistas param o trânsito em JP

Taxistas e trabalhadores rurais realizaram mobilizações pelo Centro da capital; Movimento Passe Livre ocupou o plenário da ALPB.

Três protestos movimentaram o Centro de João Pessoa no dia de ontem. Os taxistas começaram a mobilização por volta das 9h e pararam o trânsito na capital até o final da tarde. Eles chegaram a fechar o Terminal de Integração, no Varadouro, e a interromper o tráfego de veículos no anel interno da Lagoa. Já os trabalhadores rurais se concentraram na Praça João Pessoa, também no Centro, para realizar o ‘Grito da Terra’, e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) que ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), ainda na noite da última quarta-feira, só deixaram o local no final da tarde desta quinta-feira, após serem recebidos em audiência pelo presidente da Casa Legislativa.

Foram mais de oito horas de protesto dos taxistas da capital. Por volta das 9h eles saíram em carreata da Avenida Beira Rio, na Torre, até o Paço Municipal, Centro. O objetivo era protestar contra os motoristas clandestinos e contra os profissionais de outras praças que ‘invadem’ João Pessoa, além de exigir maior fiscalização da prefeitura.

Antes de chegarem ao Paço Municipal, os taxistas passaram pelo Terminal de Integração, que foi fechado porque as vias de acesso estavam interditadas. Em frente ao Paço, os taxistas realizaram um ato público e exigiram uma audiência com o prefeito Luciano Cartaxo para cobrar uma fiscalização mais rigorosa na atuação dos clandestinos.

Enquanto aguardavam a reunião, dezenas de taxistas permaneceram parados em frente ao Paço Municipal. O tráfego foi interditado; a rota dos ônibus foi desviada. Por volta das 13h30, enquanto aguardavam, parte dos motoristas seguiram pelas ruas do Centro, deixando o trânsito congestionado nas avenidas Epitácio Pessoa, sentido Centro/Praia, Pedro II e Camilo de Holanda. Já na Lagoa, o tráfego no anel interno foi bloqueado pelos manifestantes.

Nos pontos de ônibus, dezenas de pessoas se aglomeraram e esperaram até três horas pelos transportes coletivos, que não deixaram de circular.

Por volta das 15h, cerca de 40 taxistas saíram em carreata em direção ao Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, onde participaram de uma reunião com o prefeito Luciano Cartaxo. De acordo com informações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), o tráfego voltou ao normal à tarde. Na Avenida Epitácio Pessoa a normalidade retornou por volta das 14h e no Parque Solon de Lucena as vias só foram liberadas após as 17h40. A Integração foi reaberta às 16h.

Após a audiência com o prefeito, o presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Henriques, informou que houve avanços nas negociações. “Dos 12 pontos apresentados pela categoria, houve avanço em 11”, declarou. A principal conquista, segundo o sindicalista, é o aumento da fiscalização do transporte clandestino na capital. A única reivindicação ainda não atendida foi a que sugere a circulação dos táxis nas faixas exclusivas de ônibus.

Segundo o chefe de Gabinete do Prefeito, Zennedy Bezerra, entre os pontos atendidos estão ações voltadas para a fiscalização, como é o caso do combate ao transporte clandestino, da invasão de táxis de outros municípios, da realização de blitz noturnas e finais de semana, assim como nos eventos e também a investigação do pagamento de propinas entre mensageiros e taxistas.

Também foram decididas questões como o impasse sobre o cadastramento de carros de pequeno porte como veículos de turismo.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato por telefone com o presidente do Sindicato dos Motoristas Alternativos de João Pessoa, Iremar Menezes, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta. (Colaborou Luzia Santos)

TRABALHADORES RURAIS

Trabalhadores rurais. Pela manhã, na Praça João Pessoa, no Centro da capital, mais de três mil trabalhadores rurais da Paraíba se concentraram para realizar a mobilização nacional “Grito da Terra” em alusão ao Dia do Trabalhador Rural, na Paraíba. Eles apresentaram uma pauta de reivindicações cobrando mais apoio no combate aos transtornos causados pela seca que assola o Estado nos últimos meses. O documento foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo.

No início da tarde, o governador Ricardo Coutinho recebeu representantes dos trabalhadores no Palácio da Redenção. Ele entregou um relatório com ações realizadas no combate à seca, entre elas, a construção de cisternas e poços, além da distribuição de 59 mil toneladas de ração animal e máquinas retroescavadeiras para comunidades rurais.