Temperatura deve subir 2°C no NE em 2010, dizem especialistas

De acordo com a pesquisa divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), entre janeiro e março de 2010 as temperaturas vão aumentar em 1º e 2º C.

Da Redação
Com Secom-PB

Para quem já está sentindo os efeitos do verão, que iniciou oficialmente nesta segunda-feira (21), os meteorologistas divulgaram dados que vão esquentar ainda mais as temperaturas no Nordeste.

De acordo com a pesquisa divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), entre janeiro e março de 2010 as temperaturas vão aumentar em 1º e 2º C.E o índice pluviométrico vai variar entre normal e abaixo da média histórica.

Segundo os especialistas a alta temperatura é proveniente do fenômeno El Niño – Oscilação Sul no Oceano Pacífico Equatorial, que encontra-se na sua fase madura. A intensidade do El Niño pode permanecer até julho.

Nos três primeiros meses de março as chuvas vão variar entre normal e abaixo da média no Nordeste. Isto porque a Temperatura da Superfície do Mar vai estar próxima do normal, no oceano Atlântico Tropical Sul, enquanto que no Atlântico Tropical Norte há predomínio de anomalias positivas.

Para a região que abrange o norte dos estados do Maranhão e Piauí, bem como os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba a distribuição de probabilidades é: 25% acima, 40% normal e 35% abaixo da média.

No restante da região Nordeste (Pernambuco, Alagoas, Sergipe e norte da Bahia) a previsão probabilística indica tendências de chuvas dentro da normalidade. Com relação à temperatura do ar, a tendência é de anomalias positivas entre 1 e 2ºC sobre toda a Região Nordeste.

Semiárido

Como o semiárido nordestino tem como característica a alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos, algumas localidades poderão receber uma quantidade de precipitação maior do que outras.