Tocha chega à PB nesta quinta; confira os detalhes do percurso

Tour do maior símbolo das Olimpíadas passará pelas cidades de Pedras de Fogo, Itabaiana, Campina Grande, Guarabira, Sapé, João Pessoa e Mamanguape.

Nesta quinta-feira (2), a Tocha Olímpica chega à Paraíba. O símbolo chega no estado por Pedras de Fogo, passa por Itabaiana e termina o primeiro dia em Campina Grande, onde terá show de Luan Estilizado no encarramento do percurso na cidade. Já no dia 3, o revezamento segue por Guarabira, Sapé e termina em João Pessoa. Na capital, na cerimônia da Tocha Olímpica quem se apresenta são ‘Os Gonzagas’. No sábado (4), último dia no estado, Mamanguape é a cidade escolhida.

Pedras de Fogo

O ponto de entrada da Tocha Olímpica na Paraíba é em Pedras de Fogo, município que faz divisa com Pernambuco. O ponto inicial do revezamento na cidade é no Parque Linear, no início da cidade, a partir das 11h30. Depois passa pelo Centro e segue percorrendo algumas ruas importantes da cidade. O revezamento termina na Praça da Mangueira, onde acontecem apresentações musiciais, de projetos esportivos e educacionais da cidade, e algumas manifestações culturais, como maracatu, caboclo, entre outros.

Itabaiana

A Tocha Olímpica chega na cidade de Itabaiana às 13h, de acordo com a Secretaria de Esportes. O revezamento está previsto para começar às 13h20, partindo do Posto Jatolândia.

O percurso passa por pontos turísiticos da cidade, como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, e o Coreto. E também pelas principais vias da cidade: rua Treze de Maio e pela avenida Presidente João Pessoa.

Um dos condutores da tocha na cidade é o atleta amador de corrida, Elicarlos Lima, que ganhou a promoção de um dos patrocinadores. “Como não posso participar das Olimpíadas, porque, infelizmente, sou atleta amador de corrida, essa será uma forma de participar de um momento olímpico. Estou muito ansioso e meu filho cheio de orgulho”, explica Elicarlos.

Em Campina Grande, a tocha será recebida com muito forró

Tocha chega à PB nesta quinta; confira os detalhes do percursoO tour da Tocha Olímpica será iniciado às 16h no bairro do Catolé, em seguida pelo Açude Velho passando pelo Centro da cidade. Ainda no Centro, percorre algumas ruas e chega à Praça da Bandeira. Para finalizar o percurso do revezamento, a Tocha será conduzida pela rua Desembargador Trindade até chegar à avenida Severino Ribeiro Cruz, onde estará montada uma estrutura para a cerimônia de acendimento simbólico da Pira Olímpica e apresentações artísticas.

De acordo com a coordenadora de Turismo do município, Catharine Brasil, a passagem da Tocha contará com apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas juninas e dos artistas Capilé e Luan Estilizado.

A cerimônia de acendimento simbólico da Pira Olímpica está prevista para ter início às 17h, em frente ao Memorial aos 150 anos da cidade, no largo do Açude Velho, onde acontece os shows de Luan Estilizado e Capilé.

Guarabira

A Tocha chega em Guarabira no dia 3 de junho (sexta-feira), o revezamento começa na rua Dom Vital, passando pela avenida Getúlio Vargas. Depois passa pela rua Marcos Barbosa e Duque de Caxias. Em seguida a Tocha segue pela rua Presidente João Pessoa, passa pela rua Coronel Batista Carneiro. A Praça Padre João, ponto importante da cidade também está no percurso.

Segundo informações da organizador do revezamento na cidade, Aguiberto Montoya, o ponto final do percurso é no principal ponto turístico da cidade, no Santuário de Frei Damião.

Sapé

Em Sapé a Tocha Olímpica vai ser conduzida por um grupo de 12 pessoas que representam o esporte da cidade e da região. O revezamento começa na entrada da cidade, passando pelas principais avenidas como a Napoleão Laureano e Comendador Renato Ribeiro Coutinho, e também por algumas das principais ruas, como Orcine Fernandes, Capitão Félix Antônio e Padre Zeferino Maria. O fim do revezamento é na Praça João Pessoa.

Centro Histórico de João Pessoa será o ponto de partida na capital

Tocha chega à PB nesta quinta; confira os detalhes do percursoNa capital, o percurso tem previsão para começar às 14h, partindo do Centro Histórico, mais precisamente na Igreja São Francisco. Com passagens pela Casa da Pólvora, Catedral de Nossa Senhora das Neves, Praça Pedro Américo, Paço Municipal e Pavilhão do Chá. O próximo local é um dos maiores cartões postais de João Pessoa, a Lagoa do Parque Solon de Lucena, segue pela Praça da Indepedência.

Depois a Tocha Olímpica passa por um dos principais trajetos da cidade, a avenida Epitácio Pessoa e Cabo Branco. Após as avenidas, chega ao cartão postal da cidade, o Farol do Cabo Branco. O fim do revezamento acontece no Busto de Tamandaré.

Chegando ao fim do percurso, no Busto de Tamandaré, conforme o padrão sugerido pela organização das Olimpíadas Rio 2016, serão realizadas apresentações de grupos e artistas da cidade, entre eles a banda ‘Os Gonzagas’.

A despedida da Tocha na Paraíba acontece em Mamanguape

A Tocha Olímpica chega em Mamanguape às 8h, e contará com 16 condutores. O ponto inicial de revezamento será na Praça São Sebastião, onde contará com apresentação de uma banda marcial. Partindo da praça, a Tocha segue para a Igreja Matriz São Paulo e São Pedro, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Segundo o secretário de Turismo, Denis Araújo, nesse ponto haverá uma parada de 15 minutos, onde acontece hasteamento de bandeiras, e apresentação de quadrilhas juninas e bandas marciais da cidade. Depois segue, sem paradas, pelas principais avenidas da cidade, passando por outro ponto importante, a Praça Treze de Maio. Após a praça, o percurso se encerra no seu ponto inicial, a Praça São Sebastião. De lá segue para São José de Mipibu, porta de entrada do símbolo olímpico no Rio Grande do Norte.