Veja o que abre e o que fecha durante o Carnaval em João Pessoa e Campina Grande

Além de mudanças no transporte público, comércio e repartições públicas sofrem mudanças.

Veja o que abre e o que fecha durante o Carnaval em João Pessoa e Campina GrandeÉ tempo de folia e alegria, mas para quem precisa dos serviços públicos no feriadão de Carnaval, é bom ficar atento porque haverá mudanças no expediente das repartições públicas estaduais e municipais durante a folia de momo. Também haverá mudanças no funcionamento dos transportes públicos e do comércio em João Pessoa e Campina Grande.

Confira as mudanças que devem ocorrer no Carnaval:

Repartições públicas

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, respectivamente, as repartições públicas da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo estarão fechadas em toda a Paraíba. O expediente da Quarta-feira de Cinzas (26) será facultativo apenas até o meio-dia.

A Prefeitura de João Pessoa também determinou ponto facultativos nas secretarias e órgãos da administração direta e indireta. No dia 26 (quarta-feira), o funcionamento dos setores começará às 14h.

A Prefeitura Municipal de Campina Grande determinou o ponto facultativo na segunda e na terça-feira. Na quarta-feira, o expediente da PMCG deve funcionar a partir das 13h, mas serviços essenciais, como as unidades de Saúde, o Samu e a Defesa Civil devem funcionar normalmente durante todo o período carnavalesco.

Bancos

As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira e na terça-feira. Na quarta-feira de cinzas o funcionamento será das 12h às 16h, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Apesar disso, a entidade informou que a população pode utilizar canais alternativos para pagamento de contas via agendamento, como caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Ainda segundo a Febraban, normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Correios

Na segunda e terça-feira não haverá atendimento nas agências e também não ocorrerá a entrega de objetos postais, em função do feriado de Carnaval. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) também não funcionará nessas datas.

O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira. Nesse dia, as agências abrirão a partir das 12h e a CAC atenderá normalmente, das 8h às 20h. Os clientes poderão obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações na página dos Correios.

Trens e VLT’s

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a operação comercial de trens e veículos leves sobre trilhos (VLT’s) ocorrerá normalmente no sábado (22), das 4h30 às 13h33, mas será suspensa na segunda e terça-feira. No domingo os trens não circulam.

O funcionamento será retomado na quarta-feira, com uma viagem de João Pessoa para Cabedelo, às 11h58, e de João Pessoa para Santa Rita às 12h12 até às 19h48.

Transportes públicos

O funcionamento dos transportes públicos de Campina Grande será alterado, funcionando até às 23h45. A mudança no horário, de acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, é para atender os passageiros que vão se deslocar até os locais onde acontecem os eventos religiosos do Carnaval da Paz. Os participantes do Encontro da Família Católica – Crescer vão poder ir para o Spazzio, onde o evento vai acontecer, de maneira gratuita em ônibus da STTP. As rotas e os horários de saída dos ônibus estão disponíveis aqui, e outras informações podem ser obtidas através do telefone 3341-1517.

Comércio

De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa (Sindilojas), cabe ao proprietário de cada estabelecimento definir como será o funcionamento durante os dias de Carnaval, uma vez que a data não é feriado. Apesar disso, caso o local funcione no domingo, os funcionários deverão receber R$ 55 e ter direito a uma folga.

De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), os comerciantes podem escolher se abrem ou não as lojas no período carnavalesco, já que nenhuma das datas são consideradas feriados oficiais. Já a Feira Central deve funcionar normalmente no sábado, fecha no domingo e abre na segunda-feira até às 12h. Na terça-feira, o local permanece fechado durante todo o dia, retornando às atividades normais na quarta-feira.

Shoppings

Os shoppings em João Pessoa e Campina Grande durante o Carnaval funcionará com horários diferenciados, de acordo com os dias e com os estabelecimentos. Veja abaixo os cronogramas:

Em João Pessoa

Manaíra Shopping

O Manaíra Shopping funciona neste sábado das 10h às 22h30. No domingo, o shopping também funciona em horário normal, com abertura da praça de alimentação às 11h30, das lojas às 12h e fechamento às 22h. Para a criançada, será realizado a partir das 16h um bailinho de carnaval. Nas segunda, terça e quarta o shopping funciona normalmente das 10h às 22h.

Mangabeira Shopping 

A Banda Castelo Encantado se apresenta a partir das 17h, na quarta-feira, no Palco de Eventos do Mangabeira Shopping. O evento é gratuito.

Mag Shopping

O shopping abre normalmente no sábado e domingo, das 10h às 22h. Na segunda e terça, ele funciona das 13h às 21h (lojas) | 12h às 22h (alimentação). Na quarta, o shopping abre das 12h às 22h

Shopping Tambiá

No sábado, o shopping abre normalmente. No domingo e segunda, o shopping estará aberto a partir das 12h, com a realização de um baile infantil a partir das 16h. Na terça-feira de Carnaval, o shopping estará fechado, exceto cinemas. Na Quarta-feira de Cinzas, o shopping estará aberto a partis das 12h.

Shopping Sul

O shopping funciona normalmente no sábado das 10h às 22h. No domingo, abre das 12h às 20h (lojas) e 11h às 22h a praça de alimentação. Na segunda e terça o shopping estará fechado. Na quarta-feira, as lojas abrem das 12h às 20h e 11h às 22h a praça de alimentação.

Shopping Pátio Altiplano

No sábado e na segunda-feira, o shopping abre normalmente das 10h às 22h, e no domingo, a praça de alimentação funciona das 12h às 22h e as lojas e serviços, das 13h às 21h. Na terça-feira ele estará fechado e na quarta-feira reabre a partir das 12h.

Em Campina Grande

Partage Shopping

O Partage Shopping funciona no horário normal até a sexta-feira (21), e no sábado (22) as lojas e os quiosques da praça de alimentação também funcionam das 10h às 22h. No domingo (23), as lojas abrem das 12h às 21h, e a praça de alimentação das 11h às 22h, enquanto na segunda-feira (24) todas as lojas abrem às 10h e funcionam até às 22h, e na terça-feira (25) das 12h às 21h. Na quarta-feira (26) de cinzas as lojas funcionam de 12h às 22h e os quiosques da praça de alimentação abrem das 11h às 22h.

Shopping Luíza Motta

Já o Shopping Luiza Motta funciona normalmente no sábado (22), das 9h às 20h, mas no domingo (23), só os restaurantes abrem, das 11h às 15h. Na segunda (24) e na terça-feira (25) o Luiza Motta fica fechado, e retorna as atividades na quarta-feira (26), a partir das 12h. O shopping Cirne Center funciona apenas até o sábado (22), das 9h às 14h, e fica fechado no domingo (23), segunda (24) e terça-feira (25), abrindo normalmente na quarta-feira (26), a partir das 12h.

Lazer

Em João Pessoa 

Bica

Os avessos ao confete e à serpentina, mas que apreciam um bom feriado e procuram relaxar e recarregar as energias podem aproveitar o Parque aberto do sábado às terça-feira em horário norma, das 8h às 17h. Na Quarta-feira de Cinzas (26), o Parque será fechado para cumprir as normas de manutenção e o descanso dos animais amparados pela Bica.

O Parque da Bica oferece trilhas, locais para piqueniques, parquinho infantil, passeios de triciclos, pedalinhos e o encantador trenzinho que transita entre o zoológico e o lago. A entrada no local é R$ 2.

Estação Ciência

No sábado, o horário é das 10h às 19h, como oficina de máscaras de Carnaval (14h), apresentação da Orquestra Turbilhão do Frevo no Anfiteatro (16h) e aulão de fit dance com professores do projeto Vida Saudável (17h30).

No domingo, a Estação funciona no mesmo horário do sábado. Na programação tem oficina de contação de histórias (10h30), oficina de teatro (14h) e show de Alexandre Lima com músicas de marchinhas no anfiteatro, a partir das 17h.

Já nos dias 24 (segunda) e 25 (terça), a Estação Cabo Branco estará fechada, voltando a abrir ao público na quarta-feira, a partir das 14h.

> confira mais opções na Agenda Cultural