Velocidade dos ventos no Litoral ultrapassa média e causa estragos

Episódios de rajadas de vento têm surpreendido moradores da região metropolitana de João Pessoa. Ventania mais forte do mês alcançou 58km/h no campus da UFPB.

Karoline Zilah

As fortes ventanias e os episódios isolados de rajadas de vento têm surpreendido os moradores de João Pessoa e de toda a região litorânea da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte nos últimos dias. No microblog Twitter, por exemplo, muitos internautas se questionam sobre o que tem ocorrido na cidade nesta semana.

Embora estas ocorrências sejam consideradas normais para os meses de agosto, setembro e outubro, a velocidade das ventanias em João Pessoa nos dois últimos dias está mais intensa e ultrapassou a média do mês de agosto. Nesta quinta-feira (19), uma árvore caiu sobre um carro na avenida Tabajaras, no Centro da Capital. No dia anterior, o mesmo aconteceu numa praça em Tambiá.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na terça e na quarta-feira (18) a velocidade média dos ventos é de 25km/h, quando normalmente em agosto a velocidade é de 11km/h. O 3º Distrito de Meteorologia do Inmet em Recife, que monitora os Estados vizinhos, informou que a rajada de vento mais forte do mês teve 58km/h e foi registrada ontem, às 9h, na estação localizada no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na semana passada, uma ventania intensa localizada durou frações de segundos, mas foi capaz de derrubar a cobertura de um posto de combustíveis em Cabedelo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva forte e a estrutura metálica desgastada teriam facilitado o acidente. Nesta situação, alguns pontos chegam a solicitar laudos meteorológicos para fazer seguros que protejam as empresas dos desastres naturais.

O chefe do 3º Distrito do Inmet, Raimundo dos Anjos, comentou ao Paraíba1 que em Recife já foram contabilizados alguns prejuízos, como árvores e postes de iluminação derrubados pelo vento. Segundo ele, o fenômeno chamado de anticiclone do Atlântico Sul predomina no oceano nesta época. Sua consequência é a intensificação dos ventos soprados para o litoral dos três Estados.

Como se prevenir

O fenômeno é semelhante a uma trovoada ou uma queda de raio. Por isso, como não é possível evitar a interferência dos ventos mais fortes, Raimundo dos Anjos recomenda que a população evite locais passíveis de desabamento.

“Se você está caminhando na rua e percebe que as árvores estão balançando de uma maneira diferente de dias anteriores, evite ficar embaixo dela ou estacionar carro no local, para não correr risco de acidente. O mesmo vale para estruturas antigas, como nestes postos de gasolina e até ginásios”, indica o meteorologista.

Consultas

Os internautas podem consultar gratuitamente as condições do tempo. O Inmet disponibiliza em seu site (http://www.inmet.gov.br/) relatórios diários sobre o clima em todo o Brasil.