Via Sacra é encenada na Basílica em João Pessoa

Encenação foi feita por jovens catequistas e contou com acompanhamento de um grupo vocal.

Jovens catequistas encenaram ontem na Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, a tradicional Via Sacra. O grupo vocal Legatto, sob a regência do maestro Onivaldo Júnior, acompanhou a passagem da via crúcis, entoando cânticos sacros compostos pelo músico paraibano Tom K. Dezenas de fiéis acompanharam a peça teatral, que lembrou os últimos momentos da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O pároco da Catedral Basílica, padre Rui Braga, conduziu a encenação do grupo de jovens e comentou sobre o simbolismo da representação do calvário vivido por Jesus Cristo. “Tentamos repetir a prática, num gesto concreto da caminhada que Jesus Cristo fez pela determinação do pai, com a finalidade de morrer em benefício da humanidade e ressuscitar para que todos nele creem”, comentou.

O catequista Elton Jones dos Santos Silva estava orgulhoso por representar Jesus Cristo na Via Sacra. “É a segunda apresentação desse espetáculo que montamos com a turma da pastoral do crisma, do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e alguns coroinhas da catedral. Para mim, é uma sensação indescritível reviver a vida daquele que deu a vida por nós. Estou muito realizado e lisonjeado”, afirmou.

A auxiliar de escritório Cristina Macedo acompanhou atenta a todo o espetáculo encenado pelos jovens. Para a fiel, a morte e ressurreição de Cristo é um exemplo que deve ser levado para dentro de casa, para ser aplicado entre as famílias. “Só assim teremos um mundo com menos violência”, disse.

Entre as quinze estações, que contam os últimos passos da vida de Jesus Cristo na Terra e a sua ressurreição, o grupo teatral tratou o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que aborda a questão da saúde da população brasileira.