icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Vigilância em saúde vistoria 170 mil imóveis na Paraíba

A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é de que até o dia 31 deste mês todos os focos do vetor tenham sido eliminados.

Publicado em 15/01/2016 às 8:00

Aproximadamente 20% de todos os 874 mil imóveis urbanos da Paraíba já foram visitados por equipes da vigilância em saúde para o combate aos focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Segundo o gerente de vigilância ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Geraldo de Menezes, a meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que até o dia 31 deste mês todos os focos do vetor tenham sido eliminados. “As equipes estão atuando concomitantemente em todo o Estado. É muito trabalho, muitos detalhes, mas nossa perspectiva é alcançar essa meta”, disse.

As ações de visita aos domicílios urbanos tiveram início no dia 4 de janeiro e, até o último dia 13, um total de 170 mil imóveis tinham sido vistoriados, segundo Menezes. As ações estão sendo desenvolvidas com o apoio do Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e ainda as secretarias de Saúde dos 223 municípios do Estado.

Detecção de larvas e eliminação de focos. Esses estão sendo os focos das ações realizadas nos municípios do Estado, conforme Geraldo. “Quando detectada a presença de larvas, os agentes veem a possibilidade de eliminá-las mecanicamente. Dependendo do volume, o tratamento passa a ser químico”, detalhou. No início desse mês, a SES recebeu 1,2 kg de larvicidas e há previsão de recebimento de mais 600 kg nos próximos dias. “Inseticidas e larvicidas não estão faltando. Em todo o Estado os municípios estão abastecidos”, garantiu Menezes.

Apesar do trabalho que vem sendo desenvolvido em toda a Paraíba, o gerente de vigilância ambiental da SES destacou a necessidade de fiscalização também por parte da população. Desde o lançamento do Plano Estadual de Combate ao Aedes aegypti, foram recebidas mais de 300 denúncias, conforme Menezes. “A maioria delas foi referente a focos em terrenos baldios, piscinas, caixas d'água suspensas, além de denúncias anônimas. Ao sermos acionados, encaminhamos as demandas aos municípios, que atendem em média em 2 ou 5 dias, tendo em vista o volume de denúncias e a demanda dos trabalhos”, afirmou.

Aplicativo para denúncia disponível para iOS desde sexta

Um dos meios para se realizar denúncias de focos do Aedes aegypti é por meio do aplicativo 'Aedes na mira'. Lançado no final do ano passado, ele estava disponível apenas para celulares da plataforma Android, mas desde a última sexta-feira passou também a ser oferecido para celulares da plataforma iOS.

O aplicativo pode ser baixado em qualquer celular. Nele estão as opções denúncia, cuidados, gestantes e serviços de referência. Na seção denúncia, aparece a opção 'capturar imagem'. Junto com a foto devem ser enviadas informações sobre o local do possível foco do mosquito. Após ser enviada, o denunciante recebe um retorno sobre o andamento de sua demanda. “Essa foto é georeferenciada, então repassamos a informação para os municípios todos os dias no fim da tarde para que o quanto antes essa denúncia seja atendida”, explicou Geraldo de Menezes.

Como baixar

O interessado em usar o aplicativo precisa, primeiramente, acessar a 'Play Store' ou 'App Store' disponível na área de trabalho dos telefones Android ou iOS. Depois, é só digitar na busca o nome 'Aedes na Mira' e fazer o download. Quando o cidadão abrir o aplicativo, vão aparecer as opções de 'denúncia', 'cuidados', 'gestantes' e 'serviços de referência'.
Denúncias também podem ser feitas por meio do Whatsapp no
número (83) 98822-8080.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp