icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Votação em 194 prédios

Organização dos prédios que irão abrigar locais de votação começa nesta quinta-feira (25) ceixando 132 escolas sem aulas.

Publicado em 24/10/2012 às 6:00


A Justiça Eleitoral vai utilizar 194 prédios em João Pessoa para abrigar os locais de votação para o segundo turno das eleições para prefeito, no próximo domingo. Esses locais contarão com 1.251 urnas eletrônicas, distribuídas em cinco zonas eleitorais, e devem começar a ser limpos e organizados amanhã. Com isso, 132 escolas ficarão sem aula nesse período, em João Pessoa.
João Pessoa e Campina Grande são consideradas as duas cidades de maior colégio eleitoral no Estado, com 480.237 e 280.207 eleitores, respectivamente.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação, dos 194 locais de votação na capital, 65 são escolas estaduais, que ficarão à disposição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com isso 42.139 alunos do Estado ficarão sem aulas em João Pessoa. Já na rede municipal, 67 escolas e três Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) serão usadas como locais de votação, mas a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa não soube informar o número de estudantes que ficarão sem aulas.

Segundo o TRE, as urnas eletrônicas que são transportadas em vans locadas só serão instaladas no sábado que antecede a eleição, por servidores e técnicos do órgão, e vigiadas por policiais militares, que farão a segurança nos locais de votação.

Entre algumas medidas de prevenção adotadas pelo TRE para evitar imprevistos e transtornos no dia do pleito, foram disponibilizadas pela Justiça Eleitoral 127 urnas extras para João Pessoa, que ficarão guardadas nos cartórios eleitorais da cidade para serem possivelmente utilizadas, caso ocorra algum problema nos equipamentos já instalados nos locais de votação.

HORÁRIO DE VERÃO
Mesmo com o horário de verão, na Paraíba o período de votação permanece em horário local, iniciando às 8h, com o fechamento dos portões dos locais de votação às 17h. Mas, segundo o TRE, os eleitores que já estiverem dentro dos prédios deverão receber senhas de acesso às cabines eleitorais para depositarem os votos, mesmo depois das 17h.

Os eleitores deverão apresentar um documento original com foto, como a carteira de identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não é obrigatório a apresentação do título de eleitor, mas o TRE orienta a utilização do documento para facilitar a identificação da seção e zona de votação.

Mesmo as urnas eletrônicas sendo alimentadas por energia elétrica, elas poderão ser usadas caso haja falta de energia, pois os equipamentos dispõem de duas baterias, sendo uma interna e outra externa, que permitem o funcionamento das máquinas por até oito horas, mesmo que estejam desconectadas das tomadas.

No entanto, a distribuidora de energia em João Pessoa, Energisa, afirmou estar preparada para qualquer imprevisto, uma vez que será realizado o mesmo plano de contingência usado nas disputas do primeiro turno, com gerador instalado na sede do TRE, coordenadores de plantão e toda a equipe disponível para resolver os possíveis problemas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp