Da Secom-JP
Cerca de 200 placas – entre outdoors, placas pequenas, tabuletas e baners – já foram retirados de áreas públicas durante a execução do programa ‘João Pessoa de Cara Limpa’, que teve início nos primeiros dias de janeiro deste ano. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e foi criado pela Portaria nº 001/09, de 29 de dezembro passado.
O secretário Lucius Fabianni informou que estão sendo retiradas as placas que infringem o Código de Postura da cidade e entre elas estão elementos da Prefeitura de João Pessoa, Governo do Estado, Governo Federal, iniciativa privada e até mesmo de gestões passadas e que estavam em péssimo estado de conservação. “Este processo foi conduzido de forma clara e transparente, com prazos anunciados para toda a cidade”, lembrou.
A ação tem por objetivo disciplinar o uso de propaganda no município de João Pessoa e começou com a retirada das peças localizadas em área de preservação ambiental.
Ao publicar a Portaria, a Sedurb deu um prazo de oito dias para que os responsáveis – empresas privadas e governos municipal, estadual e federal - procurassem o setor competente da Secretaria a fim de regularizarem suas situações. Com a divulgação, muitos empresários do setor compareceram, e espontaneamente retiraram seus equipamentos.