Sete filmes estréiam nos cinemas da Capital nesta sexta-feira

Quem estiver em João Pessoa neste fim de semana vai ter diversas opções de filmes para conferir nos cinemas. Destaque para os terceiros filmes da série "Asterix" e do cineasta Zé do Caixão.

Da Redação
Com Renato Félix, do JP

O fim de semana chega recheado de estréias nas telas de cinema de João Pessoa. Ao contrário das semanas em que nenhum filme novo chega à cidade, nesta sexta (29) aparecem sete novidades para o público.

Entre elas, o retorno da atriz Jodie Foster e de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que volta à cena 41 anos depois do seu segundo filme. Comédias, aventuras e produções fora do circuito hollywoodiano caracterizam as opções.

Clique aqui para assistir aos trailers dos filmes e conferir a programação dos cinemas.

“A Ilha da Imaginação” (Nim’s Island, Estados Unidos, 2008) – Depois da barra-pesada de ‘Valente’, Jodie Foster assume um ar mais cômico aqui. Ela é a escritora medrosa que precisa ir ao resgate de uma garota que está sozinha numa ilha e fã dos livros dela – mas pensa que ela é um homem. A menina é vivida por Abigail Breslin, indicada ao Oscar por “Pequena Miss Sunshine” (2005). Cópia dublada.

“Asterix e os Jogos Olímpicos” (Astérix aux Jeux Olympiques/ Asterix bei den Olympischen Spielen/ Asterix alle Olimpiadi/ Asterix en los Juegos Olímpicos, França/ Alemanha/ Itália/ Espanha/ Bélgica, 2008) – O filme mais caro já feito na França é o terceiro com atores representando os irredutíveis gauleses dos quadrinhos de Albert Uderzo e René Goscinny – depois de “Asterix e Obelix contra César” (1999) e “Asterix e Obelix – Missão Cleópatra” (2002). Agora, a série pega carona nos jogos de Pequim e mudou o ator que faz Asterix (sai Christian Clavier; entra Clovis Cornillac). Gérard Depardieu continua como Obelix e Alain Delon aparece como Júlio César. Há participações também de esportistas como Michael Schumacher e Zidane. Cópia dublada.

“A Encarnação do Demônio” (Brasil, 2008) – Finalmente José Mojica Marins conseguiu filmar a continuação de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964) e “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967). Foi muito badalado, ganhou prêmios no primeiro Festival de Paulínea, mas o desempenho nas bilheterias não tem sido lá essas coisas. Mas o oba-oba rendeu um orçamento e elenco acima das médias do diretor (até José Celso Martinez Corrêa está no filme).

“O Banheiro do Papa” (El Baño del Papa, Uruguai/ Brasil/ França, 2007) – Numa cidadezinha na fronteira do Uruguai com o Brasil está em polvorosa para receber o Papa e um contrabandista resolver faturar mais algum criando o “banheiro do Papa” para os visitantes. Na direção, estão Enrique Fernández e César Charlone (diretor de fotografia de ‘Cidade de Deus’, 2002).

“O Nevoeiro” (The Mist, Estados Unidos, 2008) – Frank Darabont dirige sua terceira adaptação de um livro de Stephen King – ele já tinha se dado bem com "Um Sonho de Liberdade" (1994) e “À Espera de um Milagre” (1999). Agora, o nevoeiro que cai sobre uma cidade esconde criaturas misteriosas e parte da população se abriga num supermercado.

“Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito” (Brasil, 2008) – Carlos Vereza lidera o elenco da cinebiografia de um médico brasileiro do século 19 que não consegue deixar de ajudar os pobres. Ana Rosa e Caio Blat também estão nessa produção cearense, da qual participam alguns atores paraibanos: Everaldo Pontes, W.J. Solha, Fernando Teixeira e Tarcísio Pereira.

“O Reino Proibido” (The Forbidden Kingdom, Estados Unidos, 2008) – Os dois maiores astros do cinema oriental seguindo carreira em Hollywood, Jet Li e Jackie Chan, se encontram em um filme. Eles são personagens da China medieval, para onde vai um adolescente americano obcecado por artes marciais.