Evento sobre sanfona e fole tem palestras e shows em JP

Evento acontece na Usina Cultural e vai até sábado (28). Nesta primeira edição, o evento vai homenagear o consagrado músico paraibano Pinto do Acordeom.

Da Redação
Com Secom-JP

Começa nesta sexta-feira (27) e vai até sábado (28) o I Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba, promovido pela Associação Cultural Balaio Nordeste. O evento vai acontecer na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Nesta primeira edição, o evento vai homenagear o consagrado músico paraibano Pinto do Acordeon.

O encontro vai reunir folistas, sanfoneiros, músicos em geral e interessados nesses instrumentos que tão bem representam a identidade musical nordestina. A programação também conta com shows, que serão gratuitos.

Confira a programação da Agenda Cultural

Evento sobre sanfona e fole tem palestras e shows em JPO evento vai contar com a participação de ícones da música regional a exemplo dos sanfoneiros Luizinho Calixto (CE) e Reginaldo Alves Ferreira, o “Camarão” (PE), que vão ministrar oficinas de sanfona e de fole de oito baixos.

O jornalista e crítico de arte José Teles (PE), dará palestra cujo tema é “Forró: Mercado, Circulação e Estética”. Já o pesquisador e colecionador Paulo Wanderley vai falar sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga.

Evento sobre sanfona e fole tem palestras e shows em JPO I Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba terá ainda apresentações musicais da Orquestra Sanfônica do Cariri (PB) e da Orquestra de Foles de Santa Cruz do Capibaribe (PE), e como ponto alto a homenagem a Pinto do Acordeon, que contará com a presença de convidados especiais, como os grupos Flor de Caruá, Forró Caçuá, Lucyane, do Clã Brasil, Cicinho Lima, Moisés Lima entre outros.

Mais informações pelos telefones (83) 8848.6703, (83) 8864.1650 ou (83) 9928.6132

Confira a programação

SEXTA-FEIRA (27)

Usina Cultural Energisa

Manhã
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Oficina de acordeom com Reginaldo Alves Ferreira (Camarão): “A origem do instrumento e suas afinações”.
12h – Almoço

Tarde
14h – Palestra do jornalista e crítico de arte José Teles: “Forró: Mercado, Circulação e Estética”.

Ponto de Cem Réis

17h – Show da Orquestra Sanfônica do Cariri (PB) e homenagem a Pinto do Acordeom com a participação de convidados especiais

SÁBADO (28)

Usina Cultural Energisa

Manhã
10h – Oficina de fole de oito baixos com Luizinho Calixto (CE): “A particularidade dos Oitos Baixos no Nordeste”.
12h – Almoço

Tarde
14h – Palestra do pesquisador e colecionador Paulo Wanderley sobre Luiz Gonzaga
16h – Socialização dos sanfoneiros e participantes em geral

Noite

20h – Show da Orquestra de Foles de Santa Cruz do Capibaribe (PE)
21h – Entrega da Premiação do Festival Sanfona Fest
22h15 – Shows de Luizinho, João e José Calixto (CE)