Zé Ramalho está internado

Cantor foi submetido a um cateterismo, que identificou lesões que indicavam tratamento cirúrgico e realizou uma ‘revascularização miocárdica’.

O cantor e compositor paraibano Zé Ramalho, de 63 anos, encontra-se internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na última segunda-feira, ele deu entrada no hospital com um quadro de angina instável. De acordo com o boletim médico divulgado pelo Samaritano, o cantor foi submetido a um cateterismo, que identificou lesões que indicavam tratamento cirúrgico.

Na terça-feira, o músico paraibano se submeteu a uma cirurgia de “revascularização miocárdica”, sob a supervisão do cirurgião Valdo Carreira. De acordo com um dos filhos do cantor, o arquiteto Christian Ramalho, o músico passa bem.

“Meu pai contou com a melhor equipe possível dentro do Brasil, e o que eu posso lhe garantir é que tudo foi um grande um sucesso”, comemora Christian. “Ele está se recuperando muito bem, melhor até do que o previsto. Ele deveria passar cinco dias na UTI, mas só passou dois e já está em um quarto, sentado, tomando suco e bem disposto”, acrescenta o filho.

De acordo com o último boletim médico, divulgado no final da tarde de ontem, o cantor foi transferido da Unidade Coronariana para a Unidade Intermediária Cardiológica do Hospital Samaritano. Segundo o boletim, o quadro clínico do paciente é estável e apresenta evolução favorável. Zé Ramalho respira sem o auxílio de aparelhos e está consciente.

Christian credita a boa recuperação do pai aos hábitos saudáveis que Zé Ramalho vem cultivando nos últimos anos. “Há cinco anos, meu pai começou a fazer longas caminhas pelo Leblon (bairro do Rio). Os médicos disseram que essas caminhadas foram fundamentais para que ele não tivesse um infarto fulminante, já que o coração estava bem irrigado graças a esses exercícios”, comenta, acrescentando que o cantor deverá ter dois meses de descanso até voltar à vida profissional.