Edição 2018 do Arraiá de Cumpade começa neste sábado

Evento acontece na Fazenda Olho D’Água em Galante, distrito de Campina Grande.

Edição 2017 do Arraiá de Cumpade
Edição 2018 do Arraiá de Cumpade começa neste sábado
Edição 2017 do Arraiá de Cumpade

Neste sábado (2), começa a edição 2018 do Arraiá de Cumpade, na Fazenda Olho D’Água em Galante, distrito de Campina Grande. A programação começa às 11h e se encerra às 17h e a temporada segue até o dia 30 de junho. Alceu Valença, Santanna, Eliane e a dupla Sirano & Sirino são as atrações de destaque.

Para abrigar os visitantes, o local vem ampliando seu espaço desde março. Entre as mudanças, terá uma área reservada para os shows, com cobertura de aproximadamente 500 m².

Outras reformas também foram realizadas. Houve ampliação do palco, da área dos banhieors, do estacionamento e da Praça Enche Bucho – espaço de alimentação. “Com isso, vamos melhorar a distribuição e a oferta dos nossos serviços, além da circulação do público”, explicou um dos organizadores do evento, Isaac Batista.

Programação

O Arraiá de Cumpade 2018 contará com seis dias de festa, sempre tendo início às 11h e segue até as 17h. Dando o ritmo, lá no palco, o Cumpade João receberá, a cada dia, três trios pé de serra, além de convidados especiais. A programação traz grandes nomes da música nordestina: Fulô de Mandacaru, Eliane, Sirano & Sirino, Santanna, Ton Oliveira e Alceu Valença. O dia das apresentações está disponível na Agenda Cultural do JORNAL DA PARAÍBA.

Edição 2018 do Arraiá de Cumpade começa neste sábado
Procissão do Arraiá de Cumpade 2017

Espaço para religiosidade

Além das atrações musicais, o Arraiá tem um espaço reservado para a tradição religiosa. Segundo o criador da parte cultural do evento, João Barreto, as rezadeiras tinham um papel muito importante no sertão do estado. “Elas curavam com o poder das plantas medicinais e sua fé”.

As rezadeiras cuidavam dos cidadãos com sua medicina alternativa nos lugares mais distantes da capital e dos grandes centros, como o Sertão da Paraíba. “As pessoas recorriam a este tipo de tratamento pela carência de dinheiro e pela falta de condições para levar o doente para os grandes centros onde existia a medicina tradicional”, explicou Barreto. Já que faltava acesso, este tipo de medicina alternativa estava sempre presente na casa dos sertanejos.

Serviço

As vendas de ingressos já entraram no segundo lote. Para cada dia do Arraiá, o passaporte individual está custando R$125. Além do acesso aos shows, ele inclui open bar (cerveja, cachaça, caipirinha, refrigerante, suco, água e café), apresentações culturais e visitação à Divina Vila, um cenário envolvente que reproduz uma charmosa cidadezinha do interior.

Em Campina Grande, os ingressos estão à venda na Sercosi Seguros, localizada na Rua Sebastião Donato, 57, no Centro. Em João Pessoa, as vendas acontecem na Mais Brasil Turismo, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, 3280, Tambauzinho. A compra também pode ser feita pela internet, no site do Arraiá de Cumpade.