Artista José Rufino abre a exposição ‘Limbo’ na galeria do Espaço Cultural José Lins do Rêgo

Mostra fica aberta até dia 3 de agosto e tem entrada gratuita.

Foto: Adriano Franco
Artista José Rufino abre a exposição 'Limbo' na galeria do Espaço Cultural José Lins do Rêgo
Foto: Adriano Franco

Nesta terça-feira (3), acontece a abertura da exposição ‘Limbo’, do artista José Rufino, às 19h. A exposição fica disponível na Galeria de Arte Archidy Picado, do Espaço Cultural. O acesso é gratuito e o período de visitação estende-se até 3 de agosto de 2018.

O artista revela que “Limbo” é o resultado de um exercício de resgate de obras que estavam guardadas, perdidas, esquecidas, desprezadas, inconclusas ou apenas à espera de uma chance para aflorar pelas brechas das obras tidas como maiores, ou mais dignas de existência.

Estão aqui coisas que José Rufino chama de pré-obras ou proto-obras, além de esboços, maquetes (de obras realizadas ou não), desenhos da infância e juventude, e resquícios do seu interesse, nos anos de 1980, pela poesia concreta e visual, bem como pela arte-postal. Esse rescaldo do limbo das camadas da criação cobre o intervalo de 1970 a 2018 e inclui obras mais recentes, simplesmente pelo fato de terem voltado ao ateliê, depositadas em algum tipo de esquecimento.

A mostra é um arquivo, uma linha do tempo, uma revelação dos meandros da criação. Como tal, é uma mostra de excessos, assim como tem sido a trajetória de Rufino, que já acumula centenas de exposições e alguns milhares de obras produzidas.

Xérox de colagens e poesias visuais do período 1984-1987, bem como exemplares de cartões pintados para envio como arte postal, representam o interesse do artista pelos movimentos mais experimentais, ao contrário do que acontecia com sua geração, mais devotada ao retorno à pintura (Geração 80).

Algumas obras produzidas nos anos de 1990, inclusive expostas na Funesc (Espaço Colonizado, 1992; Respiratio, 1995; Fructus, 1996), estão presentes como foto-documentos.

Serviço

Exposição: “Limbo”, do artista José Rufino

Local: Galeria de Arte Archidy Picado, Espaço Cultural José Lins do Rêgo

Abertura: 03/07, às 19h

Visitação: até 03/08/2018

Acesso: gratuito